aluno da Faculdade Rudolf Steiner aluno da Faculdade Rudolf Steiner

Conheça o dia a dia de um aluno da Faculdade Rudolf Steiner

6 minutos para ler

Ao considerar estudar na nossa faculdade, certamente você está buscando um curso superior de Pedagogia diferenciado, que te forme para ser um agente transformador da educação no Brasil, não é mesmo? Afinal, a FRS se destaca por ser a única faculdade no mundo ampliada pelos diferenciais da pedagogia Waldorf.

Esse diferencial faz com que muitas pessoas tenham curiosidade sobre como é o dia a dia do aluno da Faculdade Rudolf Steiner. Esse é o seu caso? Para tirar as suas dúvidas, nós preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o cotidiano dos nossos alunos. Confira!

Como é a rotina de um aluno da FRS?

O dia do aluno da FRS é repleto de atividades, dentro e fora da sala de aula. Isso porque, acreditamos que o aprendizado deve se estender para além da instituição de ensino.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40. Desse modo o estudante tem mais facilidade para organizar a sua rotina, já que pode estudar à noite e estagiar durante o dia, por exemplo.

Por meio da proposição de temas que relacionam a teoria e a prática, os Projetos de Atuação fazem parte da grade curricular, permitindo que você tenha contato com as diferentes realidades sociais que o cercam, tendo um olhar mais investigativo e propositivo.

Quanto às disciplinas, elas estão distribuídas na carga horária de maneira a complementar os conteúdos de cunho teórico-reflexivo com os que estão ligados a exercitações, como música, artes plásticas, e corpo e movimento. Dessa forma, é possível aprimorar a sua sensibilidade, criatividade e autopercepção.

Ainda pode-se participar de pesquisas diversificadas, que atendem aos procedimentos acadêmicos legitimados pela cultura universitária. Esse processo é obrigatório desde o primeiro semestre, visando o amadurecimento das suas habilidades científicas.

Incentivo ao estágio

O estágio é imprescindível para que a teoria possa ser vista na prática, e a prática também traz novos sentidos para a parte teórica. Sendo assim, a Faculdade Rudolf Steiner faz com que os estudantes vivenciem situações educacionais diversificadas, tanto escolares quanto não-escolares.

Ao todo são exigidas 400 horas de estágio, sendo que 120 horas devem ser cumpridas na rede pública de ensino, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mais 60 horas na rede privada de ensino, também na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, 60 horas dentro ONGs, em espaços não-escolares, e 160 horas que podem ser escolhidas conforme o interesse do aluno.

A FRS abre portas para que os seus estudantes possam estagiar por meio de programas com empresas e instituições parceiras. Uma das nossas alunas, Júlia Peixoto, conseguiu o seu primeiro estágio na Federação das Escolas Waldorf no Brasil, onde permaneceu por um ano, aprendendo muito sobre as escolas, o que inclui habilidades e competências do seu universo profissional.

Estimulo à participação ativa no meio da Pedagogia

Segundo Júlia, a FRS a introduziu no universo da Antroposofia, estimulando a sua participação ativa no ambiente da Pedagogia e o protagonismo jovem. Portanto, além de estudar e estagiar diariamente, ela também vai a reuniões dos setores do seu segmento.

Diante disso, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos atualizados sobre a profissão, cultura e sociedade, bem como contribuir com ideias que ajudem a transformar essa área de atuação.

Quais são os diferenciais da Faculdade Rudolf Steiner na visão dos nossos alunos?

‘’O perfil da instituição é sim para a formação de professores, mas vai muito além disso: forma gente. Sou profundamente apaixonada por educação, mas não tenho certeza se quero ser professora e mesmo assim estou convicta de que me encontro na faculdade certa. O desenvolvimento humano que ela proporciona é sem igual.’’, afirma Júlia.

Diferentemente do que acontece nas outras instituições de ensino, na FRS você estuda psicologia, história, gestão, entre outras disciplinas, junto com música, dança e arte. Isso é altamente enriquecedor e complementar. A formação contempla um desenvolvimento do que é ser humano e qual é o seu papel na sociedade como educador.

Para a aluna, os docentes são maestros, capazes de reger a música que é essa formação, além de conseguirem compor uma harmonia interdisciplinar sem igual, fazendo com que cada um dos estudantes soe no seu melhor tom.

‘’ De observações fenomenológicas ao desenvolvimento de artigos cabeçudos, a composição da grade curricular é o fator que eu mais destacaria na formação. Além disso, o olhar extremamente individual para cada um dos alunos também é um ponto decisivo no nosso desenvolvimento acadêmico e profissional.’’, completa a estudante.

Como obter sucesso durante a sua formação?

Ingressar em uma faculdade é um grande passo na vida de um jovem estudante. Perante essa novidade, há quem tenha dúvidas sobre como como se comportar e o que fazer para construir uma jornada de sucesso. Acompanhe algumas dicas que te ajudam muito nesse processo.

Tenha em mente que erros são normais

O primeiro dia de aula costuma deixar os estudantes bastante apreensivos, principalmente aqueles que acabaram de sair do Ensino Médio. É normal que você não queira fazer feio diante dos veteranos, mas lembre-se que eles também passaram por essa fase, que cometer erros não tem nada de mais e que você vai evoluir com o tempo.

Procure respirar fundo e aproveitar o primeiro dia para interagir com os alunos que estão na mesma situação que você.

Explore o campus da faculdade

Conhecer bem o seu campus é indispensável para evitar transtornos ao se locomover pelo lugar e atrasos para as aulas. Levando isso em consideração, explorar esse ambiente desde o primeiro dia é uma ótima ideia.

Tente andar pelo prédio, visitar os corredores para saber onde estão a coordenação, a secretaria, além de ir até a biblioteca, auditórios, laboratórios e áreas de convivência dos estudantes. Com isso, você não terá dificuldades para se localizar na faculdade.

Faça amizade com os calouros

A FRS incentiva muito o diálogo entre os seus alunos. Não hesite em usar isso como razão para fazer amizade com os calouros, já que essa aproximação permite a troca de informações, o que ajuda no seu crescimento enquanto estudante.

Como você pode perceber, o aluno da Faculdade Rudolf Steiner tem ampla vivência teórica e prática, contando com todas as ferramentas e suporte necessários para ser uma pessoa e um profissional bem-sucedido, e que consiga fazer a diferença na educação.

Quer saber mais sobre o nosso curso de Pedagogia? Entre em contato com a Faculdade Rudolf Steiner e descubra como podemos transformar o eu futuro!

Posts relacionados

3 thoughts on “Conheça o dia a dia de um aluno da Faculdade Rudolf Steiner

Deixe um comentário