Há uma vasta área de atuação do pedagogo, que pode abranger desde a sala de aula até o auxílio às empresas. Saber aproveitar as oportunidades que o mercado oferece é uma maneira de conseguir experiência em diversas áreas da pedagogia. Isso consequentemente pode ampliar suas chances de crescer na carreira e aumentar os ganhos salariais.
Para tanto, é importante investir no aprendizado durante o curso de pedagogia e também fazer capacitações ao longo da carreira. Só assim você será capaz de inovar e atentar às oportunidades que surgem. Para ajudar você a entender melhor sobre as áreas de atuação do pedagogo, separamos as principais delas a seguir.
As principais áreas de atuação do pedagogo
Para Marcelo Rito, professor e coordenador de graduação na Faculdade Rudolf Steiner, o âmbito da educação é algo da criação profissional. O pedagogo precisa ter uma criatividade e uma capacidade de solução de problemas. Por isso, quanto mais exposto a diferentes ambientes de aprendizado, mais preparado ele estará para lidar com diferentes situações, seja na sala de aula, seja dentro de uma empresa.
Nesse sentido, o curso de pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner não só trabalha disciplinas propriamente acadêmicas, como sociologia e história da educação, mas também tem uma ampla carga horária voltada aos conhecimentos artísticos.
Essa diversidade da metodologia prepara o profissional para ter condições de escolher os próprios caminhos de atuação. “A gente investe bastante nesse papel da pessoa de conhecer o mundo e atuar com segurança nele”, reforçou Rito.
Por esse motivo, os pedagogos formados na FRS têm habilidades para atuar em diferentes áreas da pedagogia. Apresentamos algumas delas a seguir.
1. Atuação em sala de aula da educação infantil e inicial
Como você já deve saber, o profissional de pedagogia pode atuar dentro da sala de aula na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Nesse caso, ele assume o papel de professor, sendo responsável por estimular o aprendizado das crianças, acompanhar o desenvolvimento socioemocional e as habilidades motoras dos alunos.
2. Administração escolar
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a área só permite a atuação em sala de aula, o mercado de trabalho para pedagogos é amplo. O pedagogo pode assumir outros papéis na área de ensino, como é o caso dos cargos administrativos nas escolas. Nessas situações, há ofertas para coordenação e direção.
Há ainda cargos na administração pública que exigem o título de pedagogo, geralmente ligados às secretarias de educação (tanto em âmbito municipal como em âmbito estadual). São atividades que demandam um conhecimento sobre o funcionamento escolar e muita habilidade para lidar com pessoas.
Por isso, o professor e coordenador de graduação na Faculdade Rudolf Steiner, Marcelo Rito, lembra que a principal dica para o aluno é estar aberto para aprender coisas que ele acredita que já sabe. “Diferentes soluções ao longo da história e do pensamento, da própria vida escolar, vão ajudar você a sair de situações problemáticas que se apresentarem”, salientou Rito.
3. Produção de conteúdo
Outra atividade que vem ganhando destaque em pedagogia é a atuação no setor de marketing. O profissional pode auxiliar nos trabalhos de produção de conteúdo e relacionamento com o cliente, uma vez que o aluno aprende na faculdade de pedagogia as habilidades para lidar com pessoas e todo o funcionamento social das relações.
4. Educação especial
A Lei 13.146 de julho de 2015 institui a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar tradicional. Com isso, foi surgindo a necessidade de profissionais capacitados para auxiliar o desenvolvimento do aluno com necessidades especiais.
Os pedagogos podem ajudar em diferentes projetos dentro das escolas, com aulas de reforço para o aluno acompanhar o desenvolvimento dos demais estudantes, auxílio com a linguagem de sinais e outras demandas que surgirem ao longo do tempo.
5. Pedagogia empresarial
Também é crescente a atuação do pedagogo nos ambientes empresariais. O profissional muitas vezes é requisitado para auxiliar no planejamento de projetos, desenvolvimento de capacitações e treinamento dos colaboradores com foco em solucionar problemas e ampliar a produtividade da equipe.
6. Pedagogia hospitalar
As crianças que passam por tratamentos de saúde também precisam aprender para conseguirem acompanhar o desenvolvimento da turma quando retornarem à escola. Por isso, também faz parte da área de atuação do pedagogo o auxílio às crianças que estão internadas nos hospitais.
Sua principal função é fazer o acompanhamento desse aluno, adaptar os métodos de ensino e ajudar a manter a motivação nos estudos durante o tratamento.
7. Desenvolvimento de tecnologia voltada à educação
Talvez você ainda não tenha percebido, mas existem muitos jogos educativos e plataformas de ensino disponibilizadas no ambiente virtual. Para que tudo funcione de forma adequada e tenha uma função educativa, faz-se necessária a participação do profissional de pedagogia para avaliar se o jogo está conduzindo o aprendizado de forma adequada.
Vale lembrar que essa é uma área em expansão, uma vez que, a cada dia, surgem novos aplicativos para os smartphones, e o ensino a distância também está exigindo plataformas cada vez mais eficientes para estimular o aprendizado no ambiente virtual.
8. Editoras de material didático
Outra área de atuação do pedagogo é o auxílio e a correção de materiais didáticos. Afinal, eles precisam seguir um rigoroso padrão na construção do conteúdo para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, o qual passa por atualizações constantes.
9. Psicopedagogia
O pedagogo também tem o conhecimento necessário para auxiliar pais e professores na identificação de dificuldades de aprendizagem que podem comprometer o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Dessa forma, é possível adaptar o ensino para que o aluno acompanhe o restante da turma.
10. Academia e pesquisa científica
O profissional que gosta de trabalhar com pesquisa científica pode continuar os estudos na área de educação, realizando especializações, mestrados e doutorados. Dessa maneira, ele será capaz de auxiliar toda a comunidade pedagógica com o desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos para ampliar o conhecimento no âmbito da educação.
A importância de dar continuidade aos estudos
Como você pode notar, a área de atuação do pedagogo é ampla. Você pode iniciar a carreira em sala de aula e fazer outras especializações para se desenvolver profissionalmente, ficar preparado para os requisitos da escola do futuro e ter mais oportunidades de buscar uma vaga de trabalho que lhe traga uma inserção mais interessante no mercado de trabalho.
O professor e coordenador de graduação na Faculdade Rudolf Steiner afirma que é importante “conhecer muito bem o âmbito em que vai atuar e diversificar ao máximo seu foco de interesse, porque conseguirá se adaptar conforme as habilidades que determinada função exige do pedagogo”.
Por isso, é fundamental continuar ativo e buscar cursos de pós-graduação para se desenvolver em diferentes áreas. A Faculdade Rudolf Steiner, por exemplo, está expandindo constantemente as suas especializações para auxiliar no desenvolvimento profissional dos pedagogos.
Os cursos de pós-graduação da FRS seguem fundamentos da antroposofia, a qual envolve a formação acadêmica, o autoconhecimento por meio da valorização das atividades artísticas e a atuação direta por meio das atividades metodológicas.
A FRS se propõe a oferecer um ensino diferenciado que leva o aluno ao entusiamo e ao envolvimento com o curso. “Auxiliamos a desenvolver um profissional que procura os próprios caminhos de formação, pois o que encanta é a relação que ele terá com o objetivo de ensino”, salientou Marcelo Rito.
Agora que você já percebeu que a área de atuação do pedagogo é ampla, o que acha de investir ainda mais nos seus estudos? Venha conversar com a nossa equipe e conheça todas as especializações disponíveis na nossa instituição!
Excelente tópicos sobre a pedagogia.