centro acadêmico ute craemer centro acadêmico ute craemer

Você sabe o que faz um Centro Acadêmico? Entenda!

7 minutos para ler

O estudante universitário precisa se integrar ao seu ambiente acadêmico, para que ele consiga atingir seus objetivos profissionais e crescer no aspecto pessoal. Isso implica não apenas a dedicação aos estudos, mas também o envolvimento com o curso e com a instituição de ensino. Participar de um Centro Acadêmico (CA) propicia uma experiência única, e o Centro Acadêmico Ute Craemer, da Faculdade Rudolf Steiner, tem muito a agregar nisso.

Para passar a você informações mais precisas sobre a entidade, conversamos com Marina Santini, Michael Douglas e Julia Peixoto, alunos de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner e membros do Centro Acadêmico Ute Craemer. Confira!

Quais são os ideais que nortearam a criação do Centro Acadêmico Ute Craemer?

Em uma faculdade, os estudantes contam com responsabilidades e direitos. Em conjunto com diretores, coordenadores e professores, eles ajudam a construir o dia a dia e contribuem para que o ensino e as atividades sejam proveitosas. Assim, não só as salas de aulas, mas também os Centros Acadêmicos são espaços para realização.

O Centro Acadêmico Ute Craemer surgiu a partir de certas necessidades de estudantes que desejavam organizar ideias e transformá-las em ações. “O CA existe há 1 ano e três meses e nasceu da nossa vontade de estruturar melhor os nossos planos e concepções. De vez em quando, tínhamos algumas ideias, mas elas acabavam soltas, pois não conseguíamos realizá-las. Também, queríamos promover uma integração com mais propósito”, conta Julia.

“O CA foi criado para conseguirmos efetivar muitas das nossas vontades. Queríamos a possibilidade de falar sobre temas do nosso interesse e dialogar com os outros estudantes. Ele se tornou uma ferramenta para satisfazer nossos anseios, principalmente o de trabalho social, que faz parte da preocupação da maioria”, completa Marina.

O nome do Centro Acadêmico, inclusive, é inspirado em Ute Craemer, difusora da Pedagogia Waldorf, famosa defensora de direitos humanos e da educação, que se empenhou em atividades para fazer a diferença: instalou um Centro de Convivência em sua casa, que recebia as crianças de comunidades e os alunos da escola Waldorf na qual ela lecionava.

Quais são as atividades realizadas no CA?

O Centro Acadêmico da Faculdade Rudolf Steiner é organizado por comissões, que é uma forma de facilitar o planejamento e a coordenação. “Temos, por exemplo, a comissão da ação social, que começou durante a pandemia. Nós nos juntamos e tentamos pensar em um ato de solidariedade, para contribuir em algo. Decidimos ajudar uma ONG de crianças e levar a elas itens lúdicos e de higiene pessoal”, relata Michael.

“Outra comissão é a de eventos, que entra em ação em momentos específicos, como quando temos a Jornada da Educação ou outro tipo de reunião. Por exemplo, todo final de semestre, organizamos um sarau, que oficializa o encerramento do período letivo. Também, tem o bazar que ocorre dentro da FRS”, continua explicando.

Os membros contam, ainda, que a pandemia impactou, em parte, as atividades do Centro Acadêmico. No entanto, algumas mudanças foram positivas.

“Percebi que o nosso trabalho ganhou uma dinâmica diferente. A internet facilitou os encontros, o debate de muitas questões e as ações das comissões. Mesmo com o distanciamento, conseguimos arrecadar dinheiro para uma ação social, e isso foi bastante positivo, não apenas para o CA, mas também para a nossa jornada dentro do curso”, reflete Marina.

O esforço com as reuniões online e as lives ajudou a entidade a se consolidar. “O CA se fortaleceu durante esse tempo. O distanciamento nos fez perceber a maior necessidade de construirmos algo juntos. Tivemos a oportunidade de interagir entre todos e de nos aproximar dos novos alunos. Dividimos ideias, colocamos a mão na massa e tudo ficou ainda mais colaborativo, explica Julia.

Localização do CA

Antes da pandemia, os encontros eram feitos no pátio da faculdade ou na casa de um dos membros. Recentemente, o Centro Acadêmico Ute Craemer ganhou uma sala dentro da instituição. Ainda não foi inaugurada, devido às regras de distanciamento social. No entanto, o grupo não enxerga empecilhos quanto a isso, já que os aplicativos de reunião online têm ajudado bastante.

Como é a estrutura e os diferenciais do Centro Acadêmico Ute Craemer?

A ideia do Centro Acadêmico da Faculdade Rudolf Steiner é ser um espaço colaborativo, por isso se difere das estruturas de outros CAs. Os diretores — que são três — exercem apenas a liderança, sem, no entanto, seguir uma estrutura hierarquizada.

Na lógica, todos os alunos fazem parte, e esses líderes têm a função de tomar a frente quanto às decisões. Julia esclarece: “eu, Michael e Ravi fazemos parte da diretoria. Apesar de a Marina não ser uma das diretoras, ela tem uma representatividade tão valiosa quanto a de qualquer um de nós”.

Além disso, esse CA conta com um sistema diferente de eleições. “Utilizamos a forma sociocrática para dirigir as eleições e as decisões. Em vez de chapas, em que vence quem tiver a maioria dos votos, essa forma prevê que todos os alunos são possíveis candidatos às vagas. A decisão é tomada a partir de um consenso e, também, do consentimento da pessoa votada. Inclusive, optamos por fazer as eleições no meio do ano, para dar tempo de os novos alunos se conhecerem”.

As comissões também têm seus líderes: em cada uma, há um responsável por esse posto, que, da mesma forma, não é hierárquico, e tem o papel de cuidar para que os ideais e propósitos não se percam. O objetivo dessa estrutura é dar oportunidade para que todos aprendam, exerçam funções diferentes, tenham senso de responsabilidade e cresçam juntos, a partir de um ambiente bastante construtivo.

Para Marina, essa peculiaridade do CA Ute Craemer faz com que ele se destaque diante dos outros. “Ele já nasceu de um jeito diferente, pois não existem conflitos de interesse entre os alunos e a faculdade. Enquanto alguns CAs precisam lutar pelos direitos dos estudantes, aqui na Rudolf Steiner não precisamos disso, porque a instituição já oferece um espaço para ouvir os alunos. Então, conseguimos focar outras ações, o que gera frutos para todos”.

Uma boa instituição de ensino precisa mostrar não apenas a importância do professor, mas também ser um local para crescimento. O Centro Acadêmico Ute Craemer é um espaço que permite implementar ideias e integrar alunos que tenham um intuito em comum. “Isso é importante, principalmente no mundo de hoje, em que temos o costume de reclamar e pouco fazer. O CA é uma oportunidade de colocarmos a mão na massa e praticar o que acreditamos tornar um mundo melhor”, finaliza Julia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a instituição? Caso precise de informações, entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário