cronograma de estudos cronograma de estudos

Cronograma de estudos: como organizar a agenda para estudar em casa

6 minutos para ler

Ter um cronograma de estudos é a maneira mais eficiente de organizar sua rotina e não deixar a procrastinação tomar conta do seu dia. Em tempos de quarentena pelo novo coronavírus, isso se torna ainda mais importante, pois o tempo que você permanece em casa com distrações da família e dos aparelhos eletrônicos é muito maior.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um guia com orientações fáceis de serem aplicadas a fim de que você mantenha a rotina de aprendizado e consiga terminar o ano com 100% de aproveitamento. Vamos lá?

Os benefícios de estudar em casa

No início, estudar em casa pode apresentar muitos desafios e ser até um pouco desmotivador. Afinal, quem não gosta de ter contato direto com outras pessoas para trocar ideias e aprender, certo?

Isso é ainda mais presente quando você escolhe um modelo de faculdade com educação humanizada, pois ela cria atividades que valorizam o contato entre as pessoas e o desenvolvimento artístico. Todavia, com o passar do tempo e um pouco de organização, você vai perceber que há muitas vantagens em estudar em casa.

A primeira delas é a economia de dinheiro e de tempo. Não é necessário pegar o transporte público ou o carro para se deslocar até a faculdade. Com isso, você não perde o tempo do trajeto e não precisa se estressar com o trânsito e as filas (e ainda ficar preocupado em perder o horário de início das aulas). Além disso, não é necessário gastar com as passagens ou o combustível (o que é ótimo para criar aquela poupança, não é mesmo?).

Outro benefício de estudar em casa é a liberdade de criar os seus próprios horários de estudo. Você pode escolher os períodos em que se sente mais concentrado e disposto para fazer as atividades e organizar a rotina a partir disso. E ainda sobra aquele tempo para curtir bons momentos em família, ler, assistir a conteúdos relevantes e descansar.

Criando seu cronograma de estudos

Para conseguir aprender durante a quarentena, é imprescindível criar um cronograma de estudos. Com ele, você organiza sua rotina e evita que a procrastinação faça parte da sua vida. Quer saber como criar esse planejamento? É só conferir as dicas que separamos.

Escolha os horários de maior produtividade

Você tem ideia de quais são os momentos do dia em que sua produtividade é maior? Algumas pessoas são matinais e, por isso, devem agendar o horário de estudos já nas primeiras horas do dia. Outras já rendem melhor à tarde e depois de boas horas de sono.

Conhecer como seu organismo funciona é importante para criar seu cronograma de estudos. Assim, você preenche os horários de maior atenção e produtividade com seu calendário de conteúdos e deixa os outros para atividades de lazer ou convívio com a família.

Mescle conteúdos

Procure incluir diferentes conteúdos na sua rotina de estudos. Isso vai ajudar você a manter em dia todas as disciplinas da faculdade e ainda vai deixar seu cronograma mais interessante.

Afinal, sempre existe aquela matéria de que gostamos mais do que as outras e, se puder, nos dedicamos só a ela, certo? Só que, se você fizer isso, será impossível concluir o semestre. Portanto, mesclar conteúdos é uma maneira de manter a motivação e continuar produtivo durante a quarentena.

Opte por um local para estudar

Selecione o ambiente mais adequado da casa para manter sua rotina de estudos. Se o seu quarto tem uma escrivaninha, esse pode ser o espaço ideal. Basta usar uma cadeira confortável e ter boa iluminação.

Agora, caso o único ambiente disponível da casa para estudar seja a cozinha, por exemplo, procure avisar à família quais serão seus horários de estudo e peça o apoio de todos para conseguir cumprir com o cronograma. Manter sempre o mesmo espaço para estudar vai ajudá-lo a ter foco e evitar a procrastinação.

Estabeleça momentos de pausa

Você já leu o livro O Ócio Criativo? Ele fala da importância de aproveitar os momentos de tempo livre para se tornar mais produtivo e melhorar como profissional. Essa é uma maneira de ter um descanso de qualidade, aprender e ser mais feliz.

Por isso, também é importante incluir momentos de pausa no seu cronograma de estudos e torná-los interessantes para sua vida pessoal. Por exemplo: é possível separar 60% da sua carga horária para estudos e deixar 40% para o ócio criativo.

Esses períodos de pausa entre uma lição e outra podem ser utilizados para ler algumas páginas de um livro, acompanhar um novo estudo sobre educação ou assistir a uma live sobre o tema. Esses momentos são ótimos para descansar a mente e dar espaço para a criatividade florescer.

Mantenha a rotina antiga

Ter disciplina é essencial para ter uma rotina de estudos eficiente. Portanto, mantenha o hábito de acordar no mesmo horário, tomar o café da manhã e realizar as demais atividades que fazia antes da quarentena. Isso vai ajudá-lo a entender esse período como uma continuação das suas atividades e não como férias.

Faça atividade física

Talvez você esteja pensando: o que a atividade física tem a ver com rotina de estudos? Os exercícios ajudam a reduzir o estresse, melhoram o humor e contribuem para controlar a ansiedade (que, muitas vezes, pode aparecer com o isolamento social).

Além disso, ela também ajuda a dar aquela disposição necessária para você manter o foco nos estudos e auxilia a manter a imunidade (tão importante para ter mais resistência ao novo coronavírus).

Não pode ir para a academia? Sem problemas! Muitos profissionais de educação física estão demonstrando exercícios nas redes sociais. Há também diversos aplicativos com orientações de atividades que podem ser feitas dentro de casa, disponíveis na loja do seu smartphone.

Como você pode notar, não é tão difícil criar um cronograma de estudos que funciona. Basta organizar os horários e as disciplinas de acordo com a sua disponibilidade, separar um local para o seu aprendizado e cumprir as demandas do dia. Assim, você conseguirá realizar todas as atividades propostas pela faculdade e ainda terá mais tempo para passar com a família. Até porque estudar em casa fará parte da educação do futuro, e esse momento pode servir de grande aprendizado para sua vida.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre o universo da educação? Siga as nossas redes sociais e acompanhe conteúdos diferenciados. Estamos no Facebook, no YouTube e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário