curso de Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner curso de Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner

6 minutos para ler

Você pensa em estudar Pedagogia, mas ainda está em dúvida sobre o curso e a instituição de ensino que deve escolher? De fato, há diversas ofertas no mercado, mas para tomar uma boa decisão é importante pesquisar a fundo sobre como funciona o curso, qual é a sua metodologia e a reputação da faculdade, por exemplo. Assim, você evita frustrações ao longo da graduação.

No curso de Pedagogia Faculdade Rudolf Steiner, você encontra uma formação diferenciada, focada na educação humanizada, enriquecida pela metodologia Waldorf e que é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). O seu objetivo é formar professores que possam revolucionar a educação no setor público e privado.

Ficou curioso? Acompanhe, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner!

A Faculdade Rudolf Steiner

Idealizada por um grupo de formadores Waldorf e pela Associação Pedagógica Rudolf Steiner, a instituição de ensino superior foi aberta em 2017 com a finalidade de proporcionar uma formação cultural e estética, teórica e prática aos estudantes. Nessa proposta, a educação está alicerçada na visão de um ser humano integral, assim como é defendido pela Antroposofia.

A FRS apresenta-se como um espaço de experimentação que objetiva impactar positivamente a educação acadêmica, trazendo ao ser humano caminhos próprios para obter um conhecimento efetivo sobre o homem, natureza e sociedade, de modo a capacitá-lo para contribuir com a renovação das instituições e com as mudanças culturais contemporâneas — algo tão necessário nos dias atuais.

Em relação à estrutura física, a faculdade tem salas de aula, sala de tecnologia, biblioteca, sala de apoio aos docentes e aos alunos, salas de movimento, ateliês para a prática de artes, espaço para convivência, cantina e auditório para 400 pessoas.

O curso de Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner

O curso de Pedagogia da FRS é voltado para os estudantes que almejam ingressar na sua primeira graduação ou até mesmo para aqueles que já se formaram em outras áreas, mas que desejam trabalhar com pedagogia.

Vale ressaltar que o curso oferece aos estudantes uma formação sólida, que é ampliada pela Antroposofia — filosofia que é responsável por orientar as práticas da pedagogia Waldorf — se baseando em uma perspectiva de mundo em que a ciência e arte têm uma matriz comum.

Essa filosofia é totalmente humanista, visando retornar à ciência o ser humano que foi separado dela a partir da ciência moderna e do materialismo. Todavia, a antroposofia não aparece no curso, mas sim a pedagogia Waldorf. Isso porque, a antroposofia é aquilo que os professores têm como base para, na aula, produzir de forma livre as suas próprias práticas pedagógicas.

Nota máxima do MEC

Verificar se o curso do seu interesse é bem avaliado pelo MEC é essencial, pois isso é um indicativo de que ele atende a todos os padrões educacionais e estruturais exigidos pelo órgão fiscalizador.

Nesse sentido, saiba que o curso de Pedagogia Faculdade Rudolf Steiner foi avaliado com nota 5.0, ou seja, a nota máxima concedida pelo MEC, o que significa que oferece uma formação de excelência.

A faculdade se preocupa em manter os professores permanentemente engajados tanto em relação à proposta pedagógica quanto à aplicação prática dessa proposta. Assim sendo, o corpo docente é convidado a participar de grupos de pesquisas para seguir atualizando os seus conhecimentos na área. Sem falar que a faculdade oferece um incentivo formal para os profissionais que quiserem continuar pesquisando sobre antroposofia e pedagogia Waldorf. 

Além disso, estruturalmente, mantém-se um canal permanente de comunicação com os alunos, para que o que é disponibilizado de estrutura continue ao longo do curso. Há ainda uma comissão de avaliação que recebe feedbacks sobre o uso que os alunos fazem da faculdade e das suas instalações. As conversas para a obtenção desse retorno acontecem online e por meio de reuniões periódicas. Com isso, alunos e instituição podem promover melhorias constantes em seu espaço de aprendizagem.

Informações técnicas

A faculdade está situada no Alto do Boa Vista, na cidade de São Paulo. O curso é ministrado de segunda-feira a sexta-feira, das 18 h às 21h40. Todos os seus módulos são presenciais e se estendem para além do presencial, já que o tempo de estágio também faz parte do processo de aprendizado, inclusivo, podendo ser conectando com a produção do TCC ao final da graduação.

Você também tem acesso a programas permanentes de indicação de estágio pela própria FRS, que faz a ponte entre os seus estudantes e empresas e escolas parceiras. Portanto, a formação oferecida pela faculdade tem um caráter multipresencial.

Os principais diferenciais da graduação

Sem dúvida, o maior diferencial do curso de Pedagogia da FRS é aplicação da Antroposofia no processo de aprendizagem, que permite ao aluno uma nova visão de mundo e de trabalho na sua área de atuação.

Na prática, os estudantes têm a chance de retomar aquilo que esteve no cerne da própria instalação da pedagogia moderna: é a presença da individualidade na produção do percurso pedagógico que direciona sua formação.

Basicamente, o que é oferecido não é somente a oferta de conteúdos, já que a instituição permite que no decorrer do processo, o aluno tome o que fizer no curso como uma opção de vida. Ao concluir a graduação, você será um professor compromissado com a atividade docente e, ao mesmo tempo, capaz de trabalhar onde quer que sejam requeridos saberes pedagógicos, tanto em ambientes escolares quanto não escolares.

A atuação do profissional 

Existe uma crença errada de que professores que se formam em uma instituição de ensino focada na metodologia Waldorf só poderão atuar em escolas com essa mesma perspectiva. Contudo, isso não é verdade, os professores da FRS poderão trabalhar em qualquer escola.

Após a sua formação, os estudantes saem da faculdade como pedagogos preparados para atuar em qualquer campo, incluindo escolas Waldorf, particulares ou públicas.

Como você viu, o curso de Pedagogia Faculdade Rudolf Steiner cria diálogo com diferentes linhas educacionais. Um mercado de trabalho com mais profissionais com essa formação torna possível uma visão mais ampla do público infantil, associando o seu aprendizado às suas emoções, consequentemente, o que resulta em um trabalho mais humanizado.

Quer saber mais sobre a Faculdade? Conheça mais detalhes do nosso curso de graduação!

Posts relacionados

8 thoughts on “Saiba mais sobre o curso de Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner

    1. Olá Maria! Obrigada pelo interesse em nosso curso de Pedagogia. Sim, ainda dá tempo! O coordenador do curso entrará em contato com você.

    1. Olá Elisabete! Ficamos felizes com seu interesse em nosso curso de Pedagogia. A Faculdade Rudolf Steiner fica na zona sul de São Paulo. Para saber mais informações sobre o curso e valores, acesse a pág do curso: http://frs.edu.br/cursos/graduacao/
      Ainda é possível começar este ano! Se tiver interesse, nos avise!

Deixe um comentário