Diferencial da pedagogia Waldorf Diferencial da pedagogia Waldorf

Quais são os diferenciais da pedagogia Waldorf na formação do professor?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Um pedagogo é um especialista em educação. A partir de seus conhecimentos, ele contribui para o aprendizado de crianças e adolescentes, enquanto transforma suas vidas. Ele é, nesse sentido, um dos profissionais mais importantes para a sociedade, visto que é responsável pelo desenvolvimento e formação de muitos outros profissionais.

Muitas pessoas, sem dúvida, concordam com essa percepção. No entanto, o que nem todo mundo conhece é o diferencial da Pedagogia Waldorf. Você saberia dizer, por exemplo, como os conhecimentos advindos dela ajudam em um preparo de qualidade para o professor?

Conversamos com Marcelo Rito, Coordenador de Graduação, na Faculdade Rudolf Steiner, que nos explicou um pouco sobre a formação de professor Waldorf e alguns de seus diferenciais. Confira! 

Qual é a proposta de um curso de Pedagogia com um currículo ampliado pela Antroposofia?

A graduação de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner alinha o futuro professor para que ele seja capaz de enfrentar os desafios educacionais do dia a dia. A ideia é instrumentalizar profissionais com ampla consciência do seu papel, na promoção da equidade humana e social, tornando-os capazes de exercer a docência nos vários segmentos educacionais.

A grade curricular é planejada de acordo com a proposta do MEC (Ministério da Educação), em que o aluno obtém conhecimentos tradicionais da Pedagogia e, também, estuda as bases antroposóficas da Pedagogia Waldorf.

Marcelo Rito explica que o curso está dividido em 3 momentos:

  • artístico: os alunos têm contato com o universo da música, artes plásticas, poesia e dança. A partir disso, adquirem habilidades para encontrar a própria voz, o próprio gesto e o próprio movimento. O objetivo é capacitá-los para a criação, exercitar a sensibilidade deles e ajudá-los a se tornarem pessoas confiantes em produzir algo diferente para o mundo;
  • epistemológico: o aluno tem acesso a disciplinas como Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Sociologia, Linguagem, Matemática. O objetivo é propiciar um conhecimento sobre as características que contribuíram para formar o que conhecemos como Pedagogia Moderna, além de todas as determinações que a ciência pedagógica historicamente produziu, a partir de uma concepção de humanização e cidadania;
  • metodológico: nessa parte, há uma dedicação forte para estágios e debates sobre assuntos atuais. Além da experiência prática, a ideia é motivar o aluno a direcionar um novo olhar para o mundo.

Além da graduação em Pedagogia, a Faculdade Rudolf Steiner disponibiliza o curso de Formação em Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf. Ele é recomendado a quem deseja se aprofundar na Pedagogia Waldorf, dando seguimento a um próprio desenvolvimento profissional mais elevado.

Quais são as bases da Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf apresenta como base a Antroposofia e incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e corporais. “O projeto pedagógico do nosso curso de Pedagogia está apoiado no elemento do pensamento do Steiner, em que ele se remete ao pensador alemão Goethe, quando este aproxima a arte da ciência”, explica Marcelo Rito.

A Pedagogia Waldorf é, também, voltada a uma educação humanizada, uma alternativa à educação tradicional. Ela objetiva fazer com que as crianças se sintam acolhidas, em vez de julgadas, que é algo comum em certos ambientes, quando elas apresentam dificuldade no aprendizado. Em vez disso, há uma preocupação em seguir o próprio ritmo do aluno e em ajudá-lo a desenvolver a inteligência emocional, a fim de que encare melhor os desafios da vida.

A arte também mostra um papel importante dentro dessa Pedagogia, pois consegue ajudar a criança na expressão de emoções, no desenvolvimento de mais sensibilidade criativa e na melhoria do desenvolvimento motor, por exemplo.

Qual é o diferencial de um curso de Pedagogia Waldorf na formação do professor?

Para Marcelo Rito, os diferenciais começam na filosofia da própria Pedagogia Waldorf: “o curso tem um direcionamento para tornar o professor mais ativo na produção de materiais e de conteúdos. Ele se torna um profissional permanentemente dedicado a criar situações e relações com os estudantes”.

“Os alunos são incentivados, pelo próprio projeto da faculdade, a criar soluções de avaliação, atividades, apresentação de temas, usando a expressão da própria sensibilidade, na direção de uma produção livre, com questões voltadas à educação”, completa.

Algo positivo da Pedagogia Waldorf e do curso da Faculdade Rudolf Steiner está na aquisição de sensibilidade e de uma percepção apurada sobre tudo que cerca a atuação do profissional. Muitos dos quesitos são desenvolvidos por meio da arte, a exemplo da dança e da música.

“Os professores que se voltam a essa formação adquirem, então, uma postura artística, dentro do ato educativo. Eles treinam o próprio olhar para buscar seus valores e encontrar o caminho para a realização do processo educativo”, explica Marcelo.

Entre habilidades adquiridas, Marcelo Rito lista: “criatividade, criticidade, habilidade de pesquisa constante, autopreparo interior, reconfiguração da própria personalidade. No fim do curso, ele estará pronto para se relacionar com o aluno, além de poder agir de maneira livre, sem determinismos”.

Um professor com a formação Waldorf é, também, um agente de transformação social. É ele o responsável por despertar na criança o interesse pelos saberes da humanidade. Com boas metodologias, tal profissional propõe, por exemplo, discussões e possibilita reflexões importantes para o desenvolvimento.

Ao atuar em uma escola Waldorf, o pedagogo contribui, ainda, para o desenvolvimento do senso crítico das crianças, promovendo experiências especiais no brincar, em dinâmicas de grupo, em narrativas de histórias e nos diálogos que estimulam o encadeamento de ideias.

Durante toda a formação, o professor passa por um caminho de autoconhecimento e transformação pessoal, já que essas são premissas para que ele possa atuar com mais qualidade dentro da sala de aula.

O currículo da Faculdade Rudolf Steiner é baseado em um ensino ampliado, que considera aspectos cognitivos, incluindo os tradicionais ramos da Pedagogia, enquanto valoriza processos artísticos e corpóreos. O objetivo é equilibrar pensamento e comportamento, a fim de buscar a harmonia entre o sentir, o pensar e o querer.

Enfim, a educação de hoje pede uma postura mais ativa e criativa do professor, que precisa buscar uma formação focada na humanização do aprendizado. Todo o diferencial da Pedagogia Waldorf se concentra na Antroposofia e no contínuo autodesenvolvimento emocional e cultural, para que o profissional esteja sempre apto a transformar tudo ao seu redor.

Gostou de ficar por dentro do diferencial da Pedagogia Waldorf? Caso precise de informação sobre nossos cursos, entre em contato!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário