extensão e pós graduação de pedagogia extensão e pós graduação de pedagogia

Conheça os cursos de extensão e pós-graduação de Pedagogia da FRS

7 minutos para ler

A formação continuada é indispensável para o educador que compreende que sua prática precisa ser constantemente revista e aprimorada. Sem um olhar crítico, a atuação tende a ficar ultrapassada. Nesse sentido, os cursos de extensão e pós-graduação de Pedagogia da FRS pretendem revisar esse espaço de diálogo entre alunos e docentes.

Ao buscar aprimoramento, o docente abre espaço para práticas que podem dar um novo significado ao processo de ensino-aprendizagem. É uma maneira de evoluir constantemente, descobrir novas percepções sobre a educação e o desenvolvimento dos alunos.

Por essa razão, decidimos reunir neste post um pouco sobre cada um dos cursos de extensão e pós-graduação que são oferecidos pela Faculdade Rudolf Steiner. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Educação Infantil Waldorf

O curso presencial de pós-graduação em Educação Infantil Waldorf tem duração de 25 meses e forma profissionais para o trabalho com a criança até completar seis anos. O aluno se apropria de forma reflexiva das práticas da Pedagogia Waldorf, do trabalho com pais e do contínuo processo de autoeducação, além de aprender trabalhos manuais, canto, culinária e arte.

Para ingressar no curso de Educação Infantil Waldorf, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • concluir o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf (ou comprovar o mínimo de 240 horas de estudos equivalentes);
  • apresentar certificado de conclusão de curso de graduação (preferencialmente o curso de Pedagogia);
  • ter o mínimo de 21 anos.

Fundamentos Antropológicos da Pedagogia Waldorf, Desenvolvimento da Criança do 1° Setênio e Práticas e Metodologias da Educação Infantil são alguns dos temas trabalhados ao longo do curso.

Ensino Fundamental Waldorf

O curso presencial de pós-graduação Ensino Fundamental Waldorf tem duração de 25 meses e forma profissionais capazes de estruturar uma prática pedagógica saudável em sintonia com o desenvolvimento das crianças do ensino fundamental, a partir de uma visão de mundo ampliada pela Antroposofia.

Dessa forma, o educador também se torna apto a construir um caminho de constante crescimento e ampliação das suas possibilidades de atuação.

Para ingressar no curso de Ensino Fundamental Waldorf, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • concluir o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf (ou comprovar o mínimo de 240 horas de estudos equivalentes);
  • apresentar certificado de conclusão de curso de graduação (preferencialmente o curso de Pedagogia);
  • ter o mínimo de 21 anos.

Fundamentos Antropológicos da Pedagogia Waldorf, Desenvolvimento da Criança do 2° Setênio e Prática e Metodologias do Ensino Fundamental são os principais temas trabalhados no curso.

Artes na Pedagogia Waldorf

O curso presencial de pós-graduação Artes na Pedagogia Waldorf tem duração de 2 anos e forma profissionais capazes de construir uma proposta de trabalhos artísticos relacionada ao desenvolvimento da criança e do jovem.

O aluno tem contato com os subsídios necessários para atuar no ensino de arte em escolas que trabalham com a Pedagogia Waldorf e demais instituições do país. A partir da expressão dos elementos das artes plásticas, o curso apresenta como esses elementos podem atuar a serviço de um processo educativo que leva em consideração a criança como ser integral, valorizando as aptidões cognitivas, artísticas e de ação.

O curso de Artes na Pedagogia Waldorf é destinado a professores da rede pública de ensino, professores Waldorf, professores de arte, professores em formação e profissionais de áreas afins. Para ingressar no curso, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • apresentar certificado de conclusão de curso em qualquer área do conhecimento, preferencialmente na modalidade Licenciatura;
  • concluir o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf (ou comprovar o mínimo de 240 horas de estudos em cursos equivalentes, como Seminário de Formação de Professores Waldorf, Terapia Artística Antroposófica ou Formação Biográfica Antroposófica);
  • comprovar formação em artes ou prática artística consistente.

Elementos das Artes Plásticas, Metodologia, Brasilidade e História da Arte e Antroposofia são os eixos de estudo que compõem o curso.

Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf

O curso presencial de extensão Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf tem duração de 1 ano e o objetivo de promover reflexões e discussões sobre a Antroposofia, sua imagem de ser humano e as bases da Pedagogia Waldorf.

Além disso, o aluno tem a chance de ressignificar seu próprio caminho de vida, tanto na sua carreira escolar quanto na sua vida pessoal, tendo em vista a abrangência das bases do conhecimento antroposófico.

O curso tem dois formatos. O formato semanal conta com 60 vagas, com carga horária de 250 horas, dividida em 35 quartas-feiras e 9 fins de semana. O formato modular também conta com 60 vagas, com carga horária de 250 horas, dividida em 2 imersões com 60 aulas e 10 fins de semana com 18 aulas.

Em ambos os formatos são trabalhadas as seguintes disciplinas:

  • A constituição humana do ponto de vista da Antroposofia;
  • O desenvolvimento do ser humano e da humanidade;
  • A biografia humana como base da Pedagogia Waldorf;
  • O impulso antroposófico;
  • Música e movimento;
  • Artes plásticas;
  • Manualidades;
  • Fórum de turma.

O curso de Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf é o pré-requisito inicial para que o aluno prossiga na sua formação com os cursos de pós-graduação na Faculdade Rudolf Steiner.

Fundamentos Antropomúsica

O curso presencial de extensão Fundamentos Antropomúsica tem duração de 10 meses e o objetivo de introduzir os alunos, de forma prática e conceitual, às bases da abordagem antroposófica da música.

Dessa forma, o aluno consegue desenvolver uma percepção mais complexa sobre os outros e sobre si, além de encontrar possibilidades inovadoras para sua atuação profissional.

O curso se destina a musicoterapeutas, cantores, educadores musicais, estudantes de áreas musicais e entusiastas que pretendem trabalhar com a música em prol do desenvolvimento humano.

A carga horária total é de 245 horas, dividida em quatro módulos de sete ou oito dias cada, compondo 294 aulas. Resumidamente, separamos os eixos de estudo do curso da seguinte maneira:

  • Elementos musicais e sua relação como ser humano;
  • Prática musical e criativa integrada aos estudos teóricos;
  • Prática vocal baseada na Escola do Desvendar da Voz;
  • Estudo do desenvolvimento musical;
  • Euritmia e movimento corporal.

O curso de Fundamentos Antropomúsica é o pré-requisito inicial para os cursos de pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner, que iniciarão em 2022.

Nos cursos de extensão e pós-graduação de Pedagogia da FRS, o aluno conhece e se aprofunda nos múltiplos aspectos metodológicos e conceituais que norteiam suas futuras áreas de atuação. Todos os cursos são credenciados e bem avaliados pelo MEC. Além disso, a formação e experiência do corpo docente têm muito a contribuir com a carreira dos alunos.

Em breve, teremos mais notícias sobre o novo curso de pós graduação em Psicopedagogia. Para tirar dúvidas ou saber mais detalhes dos cursos, acesse o site da Faculdade Rudolf Steiner e entre em contato conosco.

Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça os cursos de extensão e pós-graduação de Pedagogia da FRS

  1. Eu fiz o seminário em 1989/90. Trabalhei como Professora de classe por pelo menos 13 anos. Hoje, aposentada, faço artesanato em feltro, um pouco de feltragem, mandalas, etc.
    Poderia fazer uma extensão em artes para ser professora de Trabalhos Manuais?

Deixe um comentário