formação de professores formação de professores

Qual a importância da formação de professores na educação infantil?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O profissional de educação é, muitas vezes, o primeiro contato da criança com o mundo externo. É por meio da escola que os pequenos desenvolvem habilidades motoras, aprendem a se relacionar com outras pessoas da mesma idade e têm contato com experiências diferentes daquelas vivenciadas em casa. Por isso, é tão importante dar atenção à formação de professores.

Eles têm muitas responsabilidades pela frente e podem ser os principais influenciadores na formação de cidadãos de bem e comprometidos com o mundo à sua volta. Portanto, o estudo de práticas pedagógicas é o caminho que vai orientar esses profissionais durante todo o processo educacional. Entenda mais a seguir!

Como a formação auxilia na atuação do professor na educação infantil?

Quem deseja se tornar um educador precisa ter coragem de conhecer o ser humano e todos os seus enigmas. Essa atenção torna-se ainda mais importante nos primeiros anos de vida das crianças, pois é ali que elas passam a ter o alicerce para o futuro. O educador tem o papel de melhorar a capacidade cognitiva dos pequenos e ajudar na construção do conhecimento.

“O que assisto nas faculdades de pedagogia e nas formações em geral é que se estudam várias linhas pedagógicas. Isso é muitíssimo importante. Afinal, são pontos de vista que, muitas vezes, precisam ser complementares, mas que não se baseiam concomitantemente em melhorar a capacidade de observação do educador. Aquilo que está descrito pelos grandes educadores foi uma coisa que eles aprenderam, porque pesquisaram, observaram, mas cada criança mostra o mundo em si”, relatou Luiza Helena Tannuri Lameirão, professora e escritora.

Para Lameirão, a criança pequena é quem mais deve receber atenção. “Ela quer novidades que não encontramos em nenhum contexto pedagógico dos mais recentes ou mais tradicionais e consolidados”, comentou ela.

Por isso, o professor precisa desenvolver a habilidade de observação para identificar as necessidades de seus alunos, promover o crescimento e o acesso da criança ao seu próprio mundo.

Vale lembrar que a educação infantil é a etapa de adaptação dos pequenos, quando eles deixam suas casas para ingressar em um ambiente diferente e com muitas pessoas. Essa observação por parte do profissional também vai ajudar a identificar as principais dificuldades e medos das crianças para trabalhar esses aspectos em sala de aula.

Quais são os principais desafios na formação de professores da educação infantil?

O desafio dos profissionais da educação infantil está em recordar como foram suas experiências e oportunidades, além de entender como eram as brincadeiras naquele período. Ele também precisa reconhecer as diferenças sociais no país, a pobreza cultural e entender a complexidade de cada indivíduo.

“É desafiador se tornar educador nos dias de hoje. Isso demanda esforço próprio e uma qualidade de decisão por se tornar educador, que talvez não seja muito viável quando a pessoa ainda é tão jovem”, explicou Luiza Helena.

Por isso, é fundamental que o professor encontre o caminho da observação para entender o comportamento das crianças, realizar processos artísticos e compreender o modelo de pintar, cantar ou tocar um instrumento. “A pedagogia e formação da Faculdade Rudolf Steiner já deu um passo adiante possibilitando ao educador em formação ter acesso ao caminho de observação”, salientou Lameirão.

Como um professor da educação infantil pode se manter em formação contínua?

O ideal é a própria escola criar um local de formação continuada, possibilitando o desenvolvimento da voz, do canto e da linguagem imaginária para ampliar o repertório dos professores. A formação contínua de professores também pode ser realizada por meio de congressos em que os profissionais se juntam para atualizar informações e retomar o caminho do viés artístico e da fundamentação pedagógica.

Outra situação importante também é a preocupação do próprio educador com seu desenvolvimento profissional. Ele pode separar momentos para refletir sobre sua prática na sala de aula e encontrar caminhos para transformar o que achar necessário. Além disso, há diferentes formatos de cursos online para atualização dos profissionais e conhecimento de novas ferramentas para estimular o aprendizado em sala de aula.

O colegiado de professores também pode realizar estudos e trocar ideias para aprimorar o desenvolvimento profissional. Essa comunicação aberta oportuniza a troca de experiências e o aprimoramento do educador.

Quais são as habilidades necessárias para um professor de educação infantil?

O educador precisa estar aberto para o mundo, acompanhar os acontecimentos do dia a dia e compreender que há diferentes culturas e formas de pensar. “Essa abertura se dá de novo a partir da capacidade de perceber o mundo, a criança e a si mesmo, a capacidade de estudar e tomar consciência das últimas pesquisas científicas e autores filosóficos da atualidade e a habilidade das relações humanas, que é ouvir de verdade e falar sem ser de forma repetitiva”, esclareceu Luiza Helena.

Sendo assim, o professor também precisa buscar o aperfeiçoamento por conta própria, entender os contextos sociais e evoluir conforma as mudanças ocorrem no mundo.

Também é fundamental que o educador saiba trabalhar a partir das representações dos alunos, consiga compreender como as tecnologias podem ser incluídas no contexto educacional e no seu aprimoramento pessoal.

Enfim, ter atenção à formação de professores é um aspecto primordial, principalmente para quem deseja trabalhar com a educação infantil. Esse é um ambiente com muitos desafios e aprendizado contínuo. O profissional precisa ter esse desejo de se autoavaliar, evoluir e ajudar na construção do conhecimento.

A Faculdade Rudolf Steiner tem uma metodologia diferenciada que valoriza a formação de professores por meio do desenvolvimento de habilidades artísticas e a capacidade de observação. Essas características não são valorizadas apenas no ambiente educacional, mas em toda a sociedade. Afinal, o professor pode transformar a vida de muitas pessoas pela educação.

Quer saber como funciona nossa metodologia e o que você vai aprender durante o curso? Entre em contato e venha nos fazer uma visita!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário