grade currícular frs grade currícular frs

Veja os diferenciais da grade curricular da FRS para o curso de Pedagogia

6 minutos para ler

Rudolf Steiner foi um filósofo, educador e artista à frente de seu tempo. Em sua Pedagogia, propôs uma abordagem que compreende o ser humano como um ser espiritual e dotado de diferentes capacidades, vinculadas à cognição, à emoção e à ação. Ele preconizou uma educação que valoriza as aptidões de cada individualidade, apoiando as crianças positivamente no processo formativo.

A grade curricular da FRS (Faculdade Rudolf Steiner) é planejada com o objetivo de propiciar conhecimentos de diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas. Com discussões em salas de aula, estágios e projetos, o futuro profissional adquire capacidade reflexiva e crítica.

Continue a leitura e fique por dentro do ensino da FRS!

O curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner

O curso de graduação de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner leva o professor a um processo de autoconhecimento e transformação pessoal, além de conter, em sua matriz, disciplinas como Artes, Dança, Teatro e Música.

As aulas, além de transmitirem o conhecimento teórico, focam a prática e são um incentivo à sensibilidade, à criatividade e à autopercepção.

São 8 semestres de aulas, que darão ao profissional o título de Licenciatura em Pedagogia, capacitando-o para o exercício da profissão em escolas infantis e nos anos iniciais do ensino fundamental. A qualidade do ensino é atestada pelo MEC, já que o curso obteve nota 5 em sua avaliação. O objetivo da graduação é preparar o profissional para atuar com competência em sala de aula, de modo a saber lidar com os desafios modernos.

Os diferenciais da grade curricular da FRS

“Vejo como interessante, nesse curso, a visão das atividades experienciais. A pessoa, além de ter acesso a uma profunda teoria, tem a oportunidade de testar tudo na prática, tornando o aprendizado mais verdadeiro, já que cada desafio é vivenciado”, opina Tarita de Souza, professora de música na Faculdade Rudolf Steiner.

Grande parte das disciplinas é focada, então, na prática. E, mesmo aquelas concentradas na teoria, são abordadas com um viés de educação intelectual, alinhado a processos artísticos, de sensibilização e de inteligência emocional.

“Na grade curricular da FRS, temos as disciplinas de artes e de âmbito social, que são oferecidas de maneira aprofundada. No entanto, várias outras matérias têm interdisciplinaridade com elas também. Por exemplo, a língua portuguesa é estudada de maneira artística, mas também em sua questão social”, considera Tarita.

Os diferenciais do curso, então, reforçam a questão de que o pedagogo precisa ter sensibilidade e uma percepção apurada de tudo o que cerca sua atuação. Os principais quesitos são desenvolvidos por meio de alguma arte.

Por exemplo, as aulas de dança ensinam muito mais que dançar. Elas ajudam a desenvolver atividades em sala de aula e propiciam conhecimento do espaço e do movimento do corpo, algo importante para a atuação do pedagogo. Já a música, além de trabalhar o desenvolvimento do raciocínio, propicia habilidades para que ela seja usada em sala de aula, o que costuma agregar muito ao aprendizado infantil.

“A música, ainda, favorece o conhecimento da voz, que é a ferramenta de ensino do professor. É importante entender como ela funciona, para que seja bem explorada. Também são ensinados alguns cuidados com ela, como exercícios preventivos. Assim, o profissional adquire mais consciência de como usá-la para, por exemplo, agitar ou acalmar a turma”.

“Quando cantamos, aprendemos a ouvir melhor o outro. Ao aprender a usar a voz, desenvolvemos a criatividade, lidamos com o universo sonoro de maneira diferente e ampliamos o universo cultural”, considera Tarita.

Dessa forma, a grade curricular da FRS tem foco em fazer o futuro professor desenvolver seus vários sentidos. A arte é protagonista nisso e, por tal motivo, está presente no currículo e no pensamento central.

Isso tudo porque uma das propostas do curso é desenvolver o profissional, já que suas competências pessoais influenciam o aprendizado escolar. Sua missão, dessa forma, não é apenas transmitir conhecimento.

O planejamento da grade curricular da FRS

Existem 3 grandes eixos. Veja!

Formação Cultural

O foco é multidisciplinar, unindo conhecimentos de História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia. As disciplinas promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral.

Formação Pedagógica

É composto por disciplinas que propiciam uma compreensão metodológica e didática, para o exercício da profissão de professor, o manejo de sala de aula, o planejamento do ensino e avaliação de processos educacionais escolares ou não-escolares.

Formação Artística e Social

O foco é proporcionar uma formação integral ao futuro educador, mediante exercícios artísticos, musicais e corporais. As disciplinas propiciam o autoconhecimento e promovem ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.

Além do mais, a grade curricular da Faculdade Rudolf Steiner não é fixa e tem pequenos ajustes, a cada tempo, pois a instituição está sempre avaliando o que funciona e aquilo que precisa ser otimizado. A ideia é melhorar o ensino e aumentar a conexão entre as disciplinas.

“A cada semestre, os professores de cada disciplina contam o que vão ensinar. A partir disso, podemos trabalhar com mais interdisciplinaridade, potencializando o aprendizado. Muitos já conseguiram desenvolver atividades que seriam difíceis de colocar em prática se feitas de outra forma. Isso se torna um desafio divertido, pois sempre nos perguntamos: como vamos transformar esse aprendizado?”, conta a professora de música.

A grade curricular da FRS, então, faz uso da arte, como forma de promover a sensibilização e ampliar a percepção do futuro educador. Além do conteúdo teórico, há preocupação com o desenvolvimento pessoal. Para finalizar, Tarita pontua: “Percebo diferença nos profissionais, quando começam a trabalhar a musicalidade, a voz e o corpo. Isso desenvolve o ser humano e tem impacto positivo nas crianças. Acho que deveria estar em todas as faculdades de Pedagogia”.

Gostou de conhecer um pouco mais do ensino da Faculdade Rudolf Steiner? Caso precise de alguma informação, é só entrar em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário