Importância do professor Importância do professor

Importância do professor: como o exemplo faz diferença no desenvolvimento infantil

6 minutos para ler

A importância do professor para promover um ambiente que facilite o desenvolvimento infantil saudável é fundamental. Afinal, além dos responsáveis legais pela criança, o professor será uma referência para a formação desse ser que acaba de chegar ao mundo. Para entender isso, é preciso ter uma visão que vai além do docente como alguém que oferece conteúdos acadêmicos aos seus alunos.

Talvez você se lembre até hoje de quem foi seu primeiro professor ou professora, não é mesmo? Principalmente no primeiro setênio, o adulto é uma referência que fica marcada para a criança. Ele deve ser responsável em ofertar um ambiente adequado para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tão importantes quanto as matérias definidas pelo currículo.

Neste texto, mostraremos como o exemplo do professor pode contribuir — e muito — na formação de crianças e jovens. Descubra como a atuação desse profissional impacta a vida dos estudantes. Boa leitura!

Entenda a importância do professor no processo de imitação

Uma criança pequena ainda está desenvolvendo sua personalidade e a cultura que a rodeia será fundamental. Nesse sentido, ela é como uma esponja, que absorve as qualidades do ambiente no qual está inserida. Assim, é comum vermos que as crianças observam atentamente o que um adulto faz e seu brincar é permeado por muitas dessas ações.

No brincar livre podemos identificar o processo de imitação facilmente. Ora a criança cuida da casa, ora é um médico, ora é um professor que dá aulas para seus bonecos. Isso significa que a observação acontece de maneira ativa e o exemplo do docente terá um papel na forma como a criança pode ver o mundo. O professor (assim como os responsáveis) deve ser digno de imitação.

Vale observar que não é apenas o educador da primeira infância, que atua no jardim, que terá seu exemplo imitado. Algumas vezes os adultos têm uma fala que não condiz com suas ações e não entendem o motivo de as crianças não atenderem ao seu pedido. Talvez você já tenha visto um professor:

  • gritar com seus alunos para pedir silêncio;
  • cobrar pontualidade, mas chegar atrasado;
  • exigir que os estudantes se dediquem e façam todas as tarefas, porém, ele mesmo não se prepara para dar as aulas.

Veja como o papel do professor pode ser fator de transformação social

A vida na escola é um grande exercício para crianças e jovens. É o momento em que eles vão ter um grande contato com outras culturas e formas de ver a vida. Cada colega traz a perspectiva da sua família e uma das grandes tarefas do educador com seu grupo será a contribuição para formar uma comunidade respeitando toda a diversidade apresentada.

Um professor que esteja atento ao seu papel será um importante ator nos processos de transformação social vividos nesse ambiente. Enquanto no primeiro setênio seu exemplo será imitado, a partir do ensino fundamental, o professor pode ofertar questões que instiguem um pensar ativo, por meio de imagens e vivências. Ou seja, contribuir para que os jovens consigam desenvolver uma visão própria a respeito de diversas questões.

A partir dos anos finais do ensino fundamental e principalmente no ensino médio surge outro papel importante do professor. Se os jovens adquiriram o senso crítico, eles vão buscar coerência nos adultos que são referência. Não é tarefa fácil para o professor orquestrar situações como essa, mas é preciso reforçar o compromisso com a verdade e com a ética.

Nesse período o docente será fundamental para abordar questões polêmicas. Na Pedagogia Waldorf, é comum que os alunos do ensino médio sejam estimulados a desenvolver sua própria opinião sobre as questões apresentadas. Ao mesmo tempo, o professor deve ser o mediador, se apresentando como uma referência que ocupa um posicionamento ético e humano.

Descubra como o exemplo do professor ajuda na formação do ambiente

O professor tem um comprometimento com a salutogênese. Afinal, saúde e educação são duas áreas que devem estar de mãos dadas. Assim, o exemplo do docente pode ser um fator para promover o ambiente favorável para que as potencialidades de cada um possam ser desenvolvidas em liberdade.

Se um professor adota métodos de ensino que usam técnicas como censura, meritocracia e uma filosofia de erro e acerto, os alunos vão tender a adotar posturas mais inflexíveis, com uma crítica negativa excessiva e falta de confiança.

Por outro lado é possível o docente ter uma postura de respeito, empatia e fraternidade (o que exige outras qualidades como colaboração e responsabilidade). Dessa maneira, o ambiente será propício para um desenvolvimento saudável, despertando o que há de melhor em cada um. Na formação do Professor Waldorf, esse ponto é destacado.

O educador também é importante para ajudar os estudantes a terem um desenvolvimento de forma plena. Assim, é preciso mostrar que tão importante quanto o desenvolvimento do pensar é o sentir (com um ensino que valorize a arte) e o querer (estimulando também as ações e proporcionando o movimento).

Saiba como o exemplo do professor vai além da sala de aula

Ser professor no Brasil pode acrescentar alguns desafios que ultrapassam as questões pedagógicas. Afinal, nem sempre é uma profissão valorizada da forma como deveria. Entretanto, o papel do educador continua sendo fundamental como em qualquer outro lugar do planeta. O exemplo do professor e o vínculo que ele cria com cada estudante terão um impacto que vai além da sala de aula.

Quantas coisas você já aprendeu com seus professores que foram levadas para toda a vida? Uma qualidade, atitude ou mesmo a forma como o educador trata seus alunos podem impactar a maneira como eles veem o mundo. Apesar de esse processo de educação acontecer pontualmente dentro da escola, memórias, valores e estímulos são desenvolvidos e levados para toda a vida.

Gostou de conhecer mais sobre a importância do professor como facilitador no desenvolvimento de crianças e jovens? É interessante observar que o adulto serve como um exemplo para o estudante e deve estar atento, buscando um caminho de autoconhecimento e autoeducação. Afinal, os professores são uma referência que marca a vida dos seus alunos.

Leia nosso artigo sobre o primeiro professor. Nele você confere depoimentos sobre docentes que impactaram a vida de seus alunos!

Posts relacionados

Deixe um comentário