Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia: como é o curso e o mercado de trabalho?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Quem nunca teve aquele professor preferido que marcou toda a sua infância? A licenciatura em pedagogia é uma graduação que visa formar profissionais preparados para atuar em sala de aula, em ambientes empresariais e organizações não governamentais (ONGs). É também a área de estudo que permite transformar vidas e promover mudanças significativas na sociedade.

Essa carreira é muito promissora e está entre as atividades mais importantes em qualquer lugar do mundo. Quer saber como é o curso de graduação e todas as possibilidades de trabalho dessa área? Explicamos tudo sobre o assunto a seguir!

Como funciona o curso de licenciatura em pedagogia

A licenciatura em Pedagogia é uma área de estudo muito importante para o futuro da sociedade. É por meio dela que se formam profissionais capazes de ensinar em sala de aula ou de auxiliar pessoas em diferentes situações do cotidiano.

A grade curricular do curso é diversificada e tem como objetivo preparar os profissionais para compreender o ser humano e entender como lidar em diferentes situações por meio da compreensão do percurso formativo da criança. A seguir, explicamos mais sobre a graduação em pedagogia.

Grade curricular

A matriz curricular da licenciatura em Pedagogia pode apresentar 73 disciplinas diferentes ao longo do curso. Podem existir algumas mudanças dependendo da faculdade escolhida, mas, em muitos casos, o aluno tem acesso a conteúdos como:

  • psicologia do desenvolvimento;
  • línguas, linguagem, literatura e escrita;
  • sociologia da educação;
  • a ludicidade e o brincar;
  • oficina de artes;
  • história da educação;
  • primeira infância e educação;
  • pesquisa do imaginário.

O curso presencial de pedagogia tem um total de 3.837 horas/aula, que compreendem o estudo de diferentes disciplinas, atividades de pesquisa, trabalho de conclusão de curso e estágios. A duração é de 4 anos (8 semestres), quando o aluno realiza todas as disciplinas previstas para o período.

Estágios

Os estágios são essenciais na licenciatura em pedagogia, uma vez que permitem unir a teoria e a prática em sala de aula. Esses momentos possibilitam ao estudante vivenciar diferentes situações educacionais, bem como trazer debates enriquecedores para a sala de aula. Sendo assim, a graduação em Pedagogia demanda a realização de estágios em diferentes ambientes:

  • educação infantil e ensino fundamental em unidades públicas e particulares de ensino;
  • trabalhos educacionais em ambientes diversificados.

Objetivos

A graduação em Pedagogia tem como principal objetivo preparar o estudante para atuar como pedagogo em variados ambientes, seja em escolas, hospitais ou ONGs.

O aluno vivencia situações em diferentes ambientes da educação para entender em quais áreas tem mais habilidade — afinal, ele precisa estar preparado para lidar com todos os desafios educacionais.

O curso também instrumentaliza os educadores para seus papéis na promoção de uma sociedade mais humana, com foco na equidade social. Por isso, os estudantes aprendem sobre diferentes correntes pedagógicas para que possam atuar em diversos campos educacionais.

Como é o mercado de trabalho para essa profissão

O profissional de pedagogia pode atuar de diferentes maneiras no mercado de trabalho. Separamos as principais para você conhecer.

Escolas

Essa é a área de atuação que todo mundo conhece, que é a atividade de professor. O profissional tem o conhecimento necessário para atuar em unidades de educação infantil ou de ensino mais avançado — tudo vai depender de qual área se adapta melhor.

Sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado)

O curso de pedagogia prepara o profissional para dar aulas em instituições privadas ou públicas. A metodologia de ensino é a mesma, o que pode variar é a disponibilidade de recursos pedagógicos e os materiais de ensino utilizados.

Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs)

A atuação em ONGs é direcionada para a coordenação de programas sociais e educativos para auxiliar comunidades locais.

Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais

O pedagogo também pode auxiliar órgãos públicos a implementar e fiscalizar os programas educacionais nos governos. Há ainda a opção de trabalhar em empresas privadas e contribuir com a criação de programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Elaboração de políticas públicas

Os profissionais de pedagogia também podem direcionar a carreira para serviços de consultoria para elaboração de políticas públicas no país.

Média salarial

O salário do profissional de pedagogia pode variar bastante de acordo com a sua área de atuação e região em que atua. Todavia, um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou que o salário médio dos educadores em escolas municipais é de R$3.100,00. Já nos órgãos federais a remuneração pode passar dos R$ 7 mil.

Quais são as opções de especializações na carreira

O profissional não precisa deixar de estudar logo após que se forma na graduação em Pedagogia. Afinal, há muitas possibilidades na carreira para quem busca o aprimoramento. Sendo assim, separamos mais algumas especializações disponíveis nessa área.

Gestão Escolar

O gestor escolar também é um profissional graduado em pedagogia. Afinal, ele precisa compreender sobre o funcionamento da sala de aula, as políticas pedagógicas e ainda saber fazer o gerenciamento de uma instituição de ensino.

Pedagogia para Educação Especial

Com o incentivo para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, o profissional de pedagogia também ganhou uma função a mais no ambiente educacional. Em vez de atuar como um professor para 20 ou 30 alunos, ele pode se dedicar ao acompanhamento dos alunos da educação especial.

Orientação Vocacional

O pedagogo também consegue desenvolver um belo trabalho para auxiliar os jovens na escolha de suas profissões. Afinal, esse processo de escolha é sempre muito difícil e uma orientação adequada pode contribuir com o sucesso dos futuros profissionais.

Ensino a distância

A educação a distância está se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas, pois permite que os alunos estudem em diferentes horários por meio das plataformas tecnológicas disponíveis.

Pedagogia Empresarial

O profissional de pedagogia também desempenha atividades de treinamento em empresas, com foco no desenvolvimento de novas habilidades e em mudanças comportamentais.

Enfim, há muitas possibilidades de atuação para o profissional que faz a licenciatura em pedagogia. A escolha dependerá de suas aptidões, da experiência obtida no curso de graduação em pedagogia e também da metodologia de ensino da faculdade escolhida. Agora que você já sabe disso, entenda como funciona a metodologia da Faculdade Rudolf Steiner!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário