manter a rotina de estudos virtual manter a rotina de estudos virtual

10 dicas para manter a rotina de estudos virtual

6 minutos para ler

Seja pela quarentena do coronavírus, seja por uma modalidade de ensino a distância, muitos jovens precisam se organizar para conseguir acompanhar todas as disciplinas das aulas. Manter a rotina de estudos virtual pode não ser fácil, mas é possível com um pouco de disciplina e dedicação.

Quer saber como se preparar para dar conta de todas as matérias ao estudar em casa? Preste atenção às dicas que separamos para você!

1. Troque de roupa

Você pode até estranhar essa dica, mas ela é verdadeira (e você vai perceber isso). Não fique de pijama o dia inteiro, senão terá a desculpa de deitar e dormir sempre que der preguiça. Crie o hábito de trocar de roupa assim que se levantar da cama, tome um bom café e organize-se para o dia de atividades.

2. Tenha um ambiente de estudos organizado

O segundo passo para conseguir manter uma rotina de estudos virtual é a organização do espaço. Procure ter uma mesa específica para o seu momento de leitura e escrita, uma cadeira confortável para sentar por algumas horas e não ficar com dor nas costas.

Caso não tenha um canto só para isso, escolha o ambiente mais silencioso da casa e reúna todos os materiais necessários no momento do estudo. Também é importante comunicar a família quando você iniciar o seu cronograma de aprendizado para não ser interrompido.

3. Organize semanalmente o que deve ser entregue

Crie uma tabela à mão ou no Excel dos conteúdos que precisam ser estudados ao longo da semana. Procure separar também as matérias que serão revisadas a cada dia, separando um horário específico para cada uma. Também liste as tarefas que precisam ser entregues e a data final de cada uma, para você não perder os prazos importantes.

Isso ajuda você a se organizar mentalmente, evitando que a quantidade de temas acabe distraindo e gerando ansiedade.

4. Tenha um período de dedicação exclusiva

Qual é o período do dia que você tem mais tempo para manter a rotina de estudos virtual? Separe algumas horas para se dedicar exclusivamente às matérias do colégio ou da faculdade e esqueça qualquer outro assunto. Isso será importante para manter o foco no aprendizado e conseguir absorver o maior número de informações.

Lembre também que, depois de dedicar o tempo previsto para os estudos, você estará livre para fazer outras atividades de que também gosta (como ver lives no Instagram, vídeos no YouTube ou ler um bom livro).

5. Desligue as distrações

O mais indicado é deixar o celular longe de você, caso não precise dele para estudar. Essa é uma forma fácil de evitar distrações enquanto precisa aprender todos os conteúdos programados.

Se você utiliza o computador para estudar, procure bloquear as páginas que não podem ser acessadas durante o período. Uma dica é usar a extensão “Personal Blocklist” do Google Chrome para restringir os acessos às ferramentas que trazem distrações como WhatsApp, Instagram e YouTube.

Depois que terminar de estudar todas as demandas do dia, você poderá se dedicar às conversas com amigos e posts nas redes sociais.

6. Tenha metas bem definidas

Tenha uma clareza de quais objetivos precisa alcançar durante o ano e quais são as metas para cada semana ou mês. Isso ajuda a manter a disciplina nos estudos, deixando as distrações para outro momento.

Se o seu objetivo é passar no vestibular e ingressar na faculdade dos sonhos, por exemplo, procure conhecer tudo sobre ela, o perfil dos professores e alunos que frequentam as aulas.

Deixe também uma imagem do local próximo ao seu ambiente de estudos. Assim, sempre que começar a se distrair, poderá olhar para a foto e recuperar o foco no que realmente importa.

7. Diversifique as matérias estudadas no dia

Pode ser muito cansativo dedicar uma tarde inteira para estudar Português ou História, mesmo que você ame essas disciplinas. Por isso, o mais indicado é diversificar os conteúdos que serão estudados no dia.

Pense nisso na hora de criar o seu cronograma e tente conciliar algumas matérias que têm mais afinidade e aquelas de que não gosta tanto. Isso vai ajudar a deixar sua rotina mais leve.

8. Crie intervalos

Muitos jovens pensam que precisam dedicar horas seguidas para estudar sem criar qualquer intervalo. Isso é um erro grave, pois estudos já indicaram que a maioria das pessoas consegue manter a concentração em determinado assunto por, no máximo, uma hora. Depois desse tempo, é necessário fazer um intervalo curto para relaxar a mente e se dedicar a outro tema.

É por isso que as escolas costumam manter um período predeterminado para o aprendizado de uma disciplina. Para fazer isso em casa, você pode usar alguns minutinhos para ir ao banheiro, tomar um copo d’água ou alongar o corpo.

9. Alimente-se bem

Você não vai conseguir manter uma rotina de estudos virtual ou presencial se apenas se alimentar de bolachas, sucos industrializados e alimentos congelados. Portanto, procure manter uma alimentação saudável e equilibrada para ter disposição durante o dia e concentração nos estudos.

Essa alimentação pode ser bem simples e com produtos comuns no dia a dia, como arroz, feijão, carne, alface e tomate. Ou seja, inclua vegetais, legumes, carboidratos e proteínas no seu prato e também acrescente frutas em alguns intervalos. É claro, se você é vegetariano ou vegano deve seguir a sua dieta balanceada conforme a orientação de um profissional, incluindo fontes proteicas de origem vegetal em sua alimentação.

10. Faça uma atividade física

Não é porque você está estudando online que precisa abandonar a atividade física. Existem vários aplicativos para o celular com dicas de exercícios para fazer em casa. Entre eles estão o BTFIT, Freeletics e Home Workout. Com eles, você pode fazer pequenos treinos com acessórios que já tem.

Fazer atividade física regularmente é importante para a saúde e o bem-estar. Além disso, ela ajuda a diminuir o estresse e melhora os níveis de concentração. Logo, é útil para quem precisa manter uma rotina de estudos em casa.

Viu como é fácil criar e manter a rotina de estudos virtual? Inclusive, pode ser um hábito que você vai aprender e acabar apreciando daqui para frente. Então, aproveite para criar o seu cronograma de estudos, escolha o local mais apropriado para se dedicar às disciplinas e mantenha o foco no seu objetivo final.

Gostou das nossas dicas e quer aprender mais sobre educação? Siga as nossas redes sociais para ficar atualizado sobre todas as novidades! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário