metodologia da Faculdade Rudolf Steiner metodologia da Faculdade Rudolf Steiner

Entenda como funciona a metodologia da Faculdade Rudolf Steiner

6 minutos para ler

Antes de iniciar uma graduação o aluno precisa entender muito bem as diferentes metodologias de ensino. Assim, pode escolher qual se encaixa melhor no seu perfil, método de aprendizado e estilo de vida. A metodologia da Faculdade Rudolf Steiner se baseia nos preceitos da antroposofia. A intenção é proporcionar uma visão de mundo que une arte e ciência para formar um educador.

Essa conexão entre o ensino, as artes, a produção científica e artística tem como objetivo criar um senso de responsabilidade no futuro professor, para que ele passe a olhar os alunos como seres humanos com características distintas entre si. A seguir, explicamos um pouco mais sobre os diferenciais da metodologia da Faculdade Rudolf Steiner.

Importância de entender as diferentes metodologias de ensino

As instituições de ensino brasileiras utilizam diferentes metodologias de ensino, cada uma com foco em uma área de desenvolvimento. Conhecer as particularidades de cada uma é fundamental antes de procurar um curso de graduação, pois dependendo do perfil do aluno ele pode se adequar melhor a um determinado método. A seguir, apresentamos um resumo dos principais modelos para você identificar qual é o mais interessante para o seu estilo de vida.

Conhecendo diferentes metodologias

O modelo tradicional de ensino, por exemplo, surgiu na Europa no século XVIII e segue um padrão com aulas e avaliações. O professor vira o protagonista em sala de aula, sendo o “detentor” do conhecimento. As aulas seguem um método pré-estabelecido e acompanham os temas apresentados em apostilas. O estudante é avaliado por meio de provas e se não atinge a nota mínima fica “preso” naquele ano de ensino. Esse é um método comum no ensino fundamental e médio, principalmente nas escolas que têm o foco no vestibular.

A pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo Rudolf Steiner, segue um modelo diferente de ensino. A concepção desta pedagogia é desenvolver diferentes capacidades do ser humano integral: cognitivas, emocionais e corpóreas. O foco é direcionado para o desenvolvimento do aluno como um todo, incluindo sua responsabilidade social e familiar.

O modelo de ensino construtivista é direcionado para a interação da pessoa com o ambiente em que vive. Nesse caso, o objetivo principal é desenvolver a independência dos alunos e ajudar para que eles construam o próprio conhecimento.

A metodologia Montessoriana já direciona o ensino para uma preocupação com o ambiente, o desenvolvimento do lado afetivo do aluno e sua autonomia.

O método Reggio Emilia por sua vez, foi criado na Itália e tem como foco colocar o estudante como protagonista da construção do conhecimento.

Portanto, é possível notar que as aulas podem ser completamente diferentes de acordo com a metodologia de ensino aplicada pela instituição. Por esse motivo, é essencial avaliar qual é o método mais adequado para o perfil profissional que você deseja ser no futuro.

Metodologia da Faculdade Rudolf Steiner

A Faculdade Rudolf Steiner tem como objetivo principal estimular o aluno a ter uma visão de mundo. Em vez de prestar atenção apenas às notas para avaliar o aprendizado, a instituição valoriza a conexão com diferentes áreas do desenvolvimento humano como artes, produção científica e formação emocional.

Assim, a metodologia da Faculdade Rudolf Steiner não forma apenas pedagogos capazes de transmitir o conhecimento básico em sala de aula, mas seres humanos com habilidades para reconhecer as dificuldades de cada aluno para estimular o seu desenvolvimento pessoal.

Com esse modelo diferenciado de promover o conhecimento, a faculdade proporciona o autodesenvolvimento do professor e uma formação cultural ampla. Os estudantes que se formam são capazes de reconhecer o poder criativo do ser humano e estimular o desenvolvimento de novas habilidades em seus alunos.

Dessa forma, o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar quatro anos de estudo que vão além dos conteúdos pedagógicos tradicionais. A metodologia da Faculdade Rudolf Steiner é aprovada pelo MEC – Ministério de Educação e obteve nota 5 de avaliação. Muitos alunos, inclusive, conseguem trabalhar como estagiários remunerados já no segundo ano de faculdade.

Horário das aulas

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18 horas às 21 horas e 40 minutos. Os módulos são presenciais e o processo de estágio também funciona como um momento de aprendizado para os alunos.

A faculdade também mantém um programa permanente de indicação de estágios, por meio de uma conexão entre empresas e escolas.

Vestibular diferenciado

A avaliação para ingressar na Faculdade Rudolf Steiner é completamente diferente da realizada pelo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. A prova é formal e conta com uma redação e questões relacionadas às habilidades de lógica e matemática. O objetivo é avaliar o desenvolvimento dos alunos nas três dimensões que serão desenvolvidas no curso: cultural, autodesenvolvimento e social.

Portanto, a avaliação procura compreender o desenvolvimento desse aluno ao longo de sua vida e não exige um estudo preparatório específico. A intenção é identificar se ele já tem as habilidades básicas para ingressar na faculdade.

Diferenciais da pedagogia Rudolf Steiner para o mercado de trabalho

A metodologia da Faculdade Rudolf Steiner forma um profissional com um conhecimento amplo sobre o mundo, as necessidades dos seres humanos e o potencial de criatividade de cada indivíduo.

Por isso, os professores conseguem educar seus alunos e ir além, oferecendo um apoio ao desenvolvimento de suas individualidades e formação de seres humanos com um olhar atento para a sociedade.

Os graduandos se formam como pedagogos e são capazes de atuar em qualquer instituição de ensino do país, seja em escolas públicas ou privadas. Inclusive, muitos dos profissionais formados pela Faculdade Rudolf Steiner já concluem a graduação com uma garantia de emprego no mercado de trabalho. Isso ocorre porque as instituições valorizam o método de ensino e o perfil profissional desses professores.

Portanto, o curso da Faculdade Rudolf Steiner é direcionado para quem busca um conhecimento amplo sobre o mundo e os seres humanos. Ele valoriza a realização de atividades práticas envolvendo arte, música e produção científica, pois acredita que todas essas áreas são essenciais para a formação de um bom professor.

Se você se identifica com essa visão e metodologia da Faculdade Rudolf Steiner, fique à vontade para entrar em contato e conhecer a nossa instituição. Ficaremos felizes em recebê-lo no nosso espaço!

Posts relacionados

4 thoughts on “Entenda como funciona a metodologia da Faculdade Rudolf Steiner

Deixe um comentário