motivos para fazer pedagogia motivos para fazer pedagogia

7 motivos para fazer Pedagogia e se tornar um professor

6 minutos para ler

O curso de Pedagogia segue como um dos mais procurados pelos estudantes que saem do ensino médio e está entre aqueles com maior número de ingressantes. Não é por acaso que ele é a porta de entrada para o ensino superior no caso de milhões de pessoas. Afinal, existem vários motivos para fazer Pedagogia atualmente!

Se você pesquisou um pouco sobre o curso, já deve saber que a Pedagogia é a prática de ensinar e orientar pessoas em diversos estágios da vida. Em outras palavras, o pedagogo faz parte da formação educacional das pessoas desde seus primeiros anos de vida até a fase adulta e, muitas vezes, também na terceira idade.

O curso superior de Pedagogia dura, em média, quatro anos e contempla disciplinas com um caráter bastante teórico e reflexivo, como Alfabetização e Letramento, Didática e Gestão da Educação. Quer saber mais? Acompanhe as próximas linhas para entender os principais motivos para fazer Pedagogia.

1. Amplo campo de atuação

Após concluir o curso, o profissional formado em Pedagogia está habilitado a dar aulas no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental I, que vai do primeiro ao quinto ano. No entanto, é importante saber que existem outros campos de atuação para o pedagogo, pois a profissão não se restringe à sala de aula.

Organizações voltadas para o ensino de jovens e adultos também demandam profissionais formados em Pedagogia, assim como empresas dedicadas à produção de materiais didáticos e instituições de Ensino a Distância (EAD).

Nas escolas, é muito comum que pedagogos ocupem cargos de gestão escolar, como a diretoria e a coordenação. Nas escolas Waldorf, o pedagogo também faz parte da organização administrativa da instituição, o que lhe garante mais espaço para pensar as necessidades dos alunos e as melhores práticas pedagógicas.

Também há uma tendência do mercado de trabalho de selecionar profissionais em Pedagogia para atuar em espaços que não estão diretamente voltados para o ensino, como hospitais, ONGs e museus.

2. Compromisso com a formação de indivíduos

Outro motivo que segue levando cada vez mais estudantes a investirem em uma licenciatura em Pedagogia é justamente o papel desempenhado pelo pedagogo na formação educacional. Os professores do ensino básico e do ensino fundamental são, sem dúvidas, figuras fundamentais para os indivíduos e para o país inteiro.

São os professores que ajudam as crianças na formação dos alicerces de um ensino integral, que reúne o âmbito cognitivo, emocional e da atuação. É a partir disso que elas ganham mais autonomia e liberdade na transição para a vida adulta.

É papel do pedagogo exercitar as habilidades requeridas de acordo com o desenvolvimento motor e perceptivo das crianças, de modo que elas se tornem indivíduos mais autônomos no futuro.

3. Respeito e admiração da sociedade

Além de contar com um amplo campo de atuação, o papel fundamental do pedagogo na formação educacional gera um grande respeito e admiração da sociedade.

Os desafios da profissão no país são reais e exigem que os professores tenham disposição para ultrapassá-los. Mas as oportunidades não são poucas, principalmente para aqueles que investem na formação continuada e procuram se adaptar às necessidades do mercado de trabalho.

4. Impacto na vida dos alunos

É muito comum que as pessoas olhem para trás e se lembrem facilmente de um professor que marcou a vida delas. O impacto dos professores ecoa por toda a vida adulta dos estudantes. Essa é uma figura de referência com a qual as crianças e os adolescentes passam boa parte do tempo, por isso é natural que sirvam de inspiração para muitos.

Os computadores e tablets, os laboratórios bem equipados e os métodos inovadores de ensino não se equiparam ao impacto que os professores têm na vida dos alunos.

5. Férias e feriados de acordo com o ano letivo

O ritmo de trabalho do pedagogo que atua no ambiente escolar é basicamente o ritmo do ano letivo da instituição em que ele trabalha. Isso tem várias vantagens, como a possibilidade de se planejar para tirar férias com muita antecedência e aproveitar os feriados ao longo do ano.

6. Possibilidade de ascensão ou recolocação profissional

Hoje em dia, é comum que as instituições de ensino que contratam professores formados em Pedagogia invistam na qualificação profissional. Isso é muito importante, pois, além da experiência de atuação, a qualificação acadêmica é um fator muito valorizado para o aumento de remunerações e seleção para cargos com altos salários.

A recolocação no mercado de trabalho é outra grande vantagem para quem procura a formação em Pedagogia. Basicamente, a recolocação profissional é o conjunto de ações que o profissional realiza para conquistar um novo emprego, inclusive em áreas de atuação diferentes da que ele já atua.

A graduação em Pedagogia permite uma inserção rápida no mercado de trabalho, uma vez que a demanda por professores do ensino básico e fundamental é sempre alta. Isso significa que as chances de ficar sem emprego nessa área são mínimas.

7. Especializações

Após a conclusão do curso de Pedagogia, o estudante tem a chance de investir em várias especializações na área, para seguir carreira acadêmica ou se tornar um profissional cada vez mais qualificado e requisitado no mercado de trabalho. Nesse sentido, uma das especializações que está cada vez mais em voga é a Pedagogia Waldorf.

É uma formação que permite ao pedagogo atuar em escolas Waldorf. Contudo, esse conhecimento também acaba sendo bastante requisitado em outras escolas. Se você ainda não tem muita familiaridade com a Pedagogia Waldorf, saiba que ela foi criada pelo filósofo Rudolf Steiner e tem a proposta de oferecer aos alunos uma formação educacional integrada, capaz de unir habilidades cognitivas, emocionais e corporais.

Agora que explicamos os principais motivos para fazer Pedagogia, vai ficar mais fácil saber se esse é realmente o seu grande sonho. Como vimos, é uma carreira dinâmica, que gera grande respeito aos profissionais e muitas possibilidades de ascensão e especialização.

Se você chegou até aqui, é porque está em busca de uma formação completa na área de pedagogia. Então, conheça mais sobre a Faculdade Rudolf Steiner. Nossa missão é proporcionar uma formação acadêmica completa, alicerçada na Pedagogia Waldorf. Para mais detalhes, acesse o site da FRS e entre em contato conosco.

Posts relacionados

Deixe um comentário