o que faz um pedagogo o que faz um pedagogo

O que faz um pedagogo? Descubra as funções desse profissional

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você pensa em estudar Pedagogia, mas não sabe de fato o que faz um pedagogo? Diferentemente do que muitos pensam, esse profissional não precisa atuar somente em sala de aula. A faculdade desenvolve diferentes habilidades no indivíduo que o tornam capaz de assumir atividades em empresas, hospitais, ONGs, entre outros locais.

Tudo depende do foco que o profissional dá para sua atividade, além das práticas e dos cursos desenvolvidos ao longo da vida. Que tal saber mais sobre essa profissão incrível e desafiadora?

O que faz um pedagogo, afinal?

A pedagogia é a área que estuda os processos educacionais e as boas práticas para transmitir conhecimento. Por isso, o profissional é requisitado em escolas, atividades de planejamento do setor educacional e outras áreas que envolvem a educação.

Em quais áreas um pedagogo pode atuar?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o profissional de pedagogia não pode ser apenas um professor. Ele tem o conhecimento necessário para atuar em diferentes frentes do processo de aprendizagem, como gestão, treinamentos e muito mais. Separamos as principais atividades para você acompanhar.

Atuação em sala de aula

O pedagogo pode atuar como professor na educação infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na educação de jovens e adultos. Essa é uma atividade desafiadora que requer bastante conhecimento sobre o ser humano, suas habilidades e o processo de desenvolvimento socioemocional.

O profissional também pode auxiliar os alunos durante a alfabetização e interpretação dos aspectos culturais da sociedade. Além disso, o professor tem papel fundamental na educação de jovens e adultos, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem é diferenciado para essa faixa etária. Logo, durante a faculdade, o aluno já pode observar quais são as áreas que mais chamam sua atenção e buscar maneiras de se aperfeiçoar nelas.

Gestão escolar

Normalmente, o coordenador ou diretor de uma escola também é um pedagogo. Isso porque é fundamental ter formação nessa área para entender como funciona o processo de ensino-aprendizagem.

O profissional é o responsável por gerenciar os demais educadores, garantir que todos os materiais necessários estejam disponíveis para as atividades e integrar a comunidade à instituição de ensino. O gestor da escola também pode desenvolver projetos para estimular a preservação ambiental, estimular a atualização dos professores e incentivar o aprendizado dos alunos.

Auxílio em hospitais

O profissional também pode atuar na educação e no desenvolvimento das crianças internadas em hospitais. Nesse caso, o atendimento é personalizado para desenvolver atividades compatíveis com a condição de saúde do paciente e auxiliar no seu processo de melhora.

O pedagogo pode desenvolver atividades lúdicas como jogos, desenhos, contar histórias e demais atividades escolares.

Elaboração de materiais

Você sabia que livros e apostilas utilizados em sala de aula também passam por uma revisão pedagógica? Isso mesmo. O profissional pode trabalhar em editoras para ajudar a elaborar materiais do ensino fundamental e livros infantis.

Tecnologia

Se você observar na sua loja de aplicativos do smartphone, vai perceber que há muitos projetos direcionados para a educação. São apps para auxiliar em redação, revisar conteúdos da sala de aula e jogos interativos que reforçam os temas das disciplinas. Logo, o pedagogo também pode trabalhar no desenvolvimento de jogos e programas educativos ao prestar assessoria e auxiliar na escolha da metodologia de aprendizado.

Orientação educacional

O profissional ainda pode utilizar seu conhecimento para auxiliar crianças e jovens na assimilação dos conteúdos apresentados em sala de aula, analisar suas dificuldades e descobrir possíveis transtornos que estão interferindo nesse processo.

Quais são os pontos fortes da profissão de pedagogo?

Trabalhar com pedagogia é uma profissão estimulante, que exige acompanhamento das novas metodologias de ensino e tecnologias, habilidade para entender o outro para conseguir formar cidadãos conscientes sobre sua responsabilidade com o mundo.

O pedagogo é um agente de transformação social, independentemente se ele trabalha em uma escola, em hospital ou se desenvolve projetos em empresas. Ele pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional, o que traz muita gratificação ao longo da vida.

Além do mais, o profissional formado em pedagogia auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico. isso serve de estímulo para a formação de profissionais diferenciados para o mercado de trabalho.

Como desenvolver-se na área de pedagogia?

Para seguir nessa profissão, é fundamental buscar uma formação em pedagogia. Nela, o jovem passa a entender sobre os diferentes tipos de inteligência. Esse fator é útil para aplicar metodologias para estimular o desenvolvimento socioemocional das pessoas com quem trabalha. A graduação em pedagogia também desenvolve o profissional em diferentes áreas:

  • formação cultural, com disciplinas de História, Filosofia e Antropologia;
  • formação pedagógica, o que vai orientar o profissional para a criação de planos de ensino e avaliação;
  • formação artística e social, áreas de estudo que auxiliam o profissional a ter uma visão mais humanizada.

A graduação em pedagogia é o primeiro passo para se desenvolver nessa área. O aluno ainda pode realizar estágios para aperfeiçoar suas habilidades e cursos complementares ao longo da vida para buscar a atualização profissional.

Para tanto, é essencial ter em mente que você será um eterno aprendiz, pois pode aprender com seus alunos e todos que estão à sua volta. Além disso, fazem parte das características do pedagogo a habilidade para lidar com conflitos e o interesse em ajudar os outros.

Já dá para imaginar que essa é uma profissão muito gratificante, certo? Afinal, não são todas as áreas que possibilitam atuar diretamente com o ser humano, auxiliando a construir um futuro melhor para toda a sociedade.

Enfim, ao seguir esses passos, é possível continuar se desenvolvendo na área da pedagogia. O importante é ter em mente o que você quer para sua carreira e trabalhar com afinco para chegar lá. É claro: tudo isso pode ser pensado ao longo da sua formação em pedagogia e com o auxílio dos seus professores.

Agora que você já sabe o que faz um pedagogo e como é sua atuação no mercado de trabalho, que tal conhecer mais a fundo como funciona o curso de pedagogia? Você se surpreenderá com o potencial dessa faculdade para seu futuro!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário