Conheça 7 podcasts sobre educação para te inspirar

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Podcasts sobre educação apresentam uma gama de assuntos e abordagens para quem tem prazer em aprender de forma leve e interativa. O nicho de “educação” tem conquistado o interesse de jovens brasileiros, consolidando-se como uma alternativa para ampliar os conhecimentos em meio à correria do dia a dia.

Assim como todo podcast, os programas disponibilizam conteúdos sobre educação no formato de áudio para o ouvinte escutar sempre que quiser. Muitos deles ficam disponíveis em plataformas como Spotify e iTunes, tornando ainda mais acessível os conhecimentos. Você encontra desde episódios de 20 minutos até 1 hora ou 1 hora e meia.

O melhor de tudo é a variedade de temas, ideias e discussões, principalmente no que diz respeito à educação e pedagogia. Se você tem interesse em aprender cultura, artes, memórias históricas no Brasil, antroposofia, entre outros assuntos interessantes, confira nossa lista com 7 podcasts sobre educação e aproveite!

1. Balaio Antroposófico

Balaio Antroposófico, apresentado por Andrea Lunardon e Maria Cláudia Vargas, é um podcast quinzenal que tem a proposta de desenvolver conversas abertas com reflexões e dicas sobre Pedagogia Waldorf, antroposofia, educação e infância. O podcast nasceu de um projeto social e educativo construído pelos envolvidos chamado Botica da Ilha.

Os episódios do Balaio discutem de forma simples e acessível antroposofia e Pedagogia Waldorf, desmistificando dúvidas e curiosidades sobre os temas. O Balaio Antroposófico também oferece cursos online que ajudam as pessoas no autodesenvolvimento, autoconhecimento e autoeducação.

2. Mercúrio Antroposofia

Mercúrio Antroposofia também é um podcast quinzenal, apresentado por Carla Latini e Debora Garcia. O intuito dos episódios é levar para os ouvintes conversas fluidas e acolhedoras sobre temas da Antroposofia, com convidados especialistas e linguagem acessível, mas sem perder a profundidade. O propósito do podcast é promover a importância de relações mais saudáveis e verdadeiras para mundo em pequenas ações.

Saúde, parentalidade, educação, desenvolvimento social e economia fazem parte da gama de temas desenvolvidos nas conversas. Mas, além dos episódios em podcast, o Mercúrio Antroposofia reúne cursos para ajudar as pessoas no processo de autoeducação, baseando-se nos conhecimentos da Antroposofia.

3. Canto Expresso

Canto Expresso é um podcast semanal apresentado pela produtora musical Vivi Rocha. O lema do programa é discutir as diferentes maneiras como nos expressamos pela voz ao longo da vida. As discussões e entrevistas giram em torno de histórias, técnicas, hábitos saudáveis, projetos, intercâmbios culturais, o papel das artes, entre outros assuntos.

Os episódios costumam ser entrevistas com especialistas, pesquisadores, músicos, produtores e outros profissionais que trabalham com a voz. As entrevistas são divididas em duas partes, e cada episódio dura cerca de 30 minutos.

4. História Preta

História Preta, apresentado pelo Thiago André, é um podcast com o objetivo de trazer informações, reflexões e discutir ideias fora da superfície sobre a memória histórica da população negra no Brasil e no Mundo. Embora tenha como base abordar temas do passado, o podcast mostra aos ouvintes como a História nos ajuda a interpretar o presente.

Na série sobre o negro no Futebol, Thiago André mostra ao longo de vários episódios como a história do futebol se entrelaça com a história da população negra no Brasil, incluindo o futebol feminino. Os episódios costumam durar cerca de 30 minutos.

5. Mamilos

Mamilos é um podcast semanal apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis. O lema das apresentadoras é fazer um “Jornalismo de Peito aberto”, discutindo temas polêmicos e atuais. Os episódios costumam trazer especialistas para as conversas, além de argumentos e visões diferentes para os ouvintes formarem opiniões de maneira crítica.

Política, economia, comportamento, educação, ciência, saúde e indicação de filmes são alguns dos temas mais presentes nos episódios do Mamilos. Apesar das temáticas variáveis, o grande diferencial desse podcast é a abordagem, que sempre se mostra mais interessada em “construir pontes do que comprovar argumentos”.

Por isso, além de envolver os ouvintes em assuntos atuais, mas aparentemente complexos e distantes do senso comum, o Mamilos ensina como escutar o outro e desenvolver argumentos de maneira não violenta, com muito respeito, embasamento e empatia, sem deixar de lado o bom humor.

6. Prazer, Karnal

Prazer, Karnal é o podcast do professor e historiador Leandro Karnal, com publicações semanais a respeito de todos os temas que compõem as discussões públicas, desde política, economia, lutas sociais e história até autoconhecimento, comportamento e gestão de tempo.

O podcast nasceu do canal oficial do historiador no YouTube, mas os episódios também estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Prazer, Karnal oferece episódios mais curtos, com 10 ou 15 minutos, e longos, com 1 hora ou 1 hora e meia. Você encontra muitas conversas do Karnal com especialistas em determinados assuntos, mas também episódios no formato de monólogo e alguns com diferentes apresentadores, como o “Prazer, Arrais”, “Prazer, Flávia”, “Prazer, Garrone” e “Prazer, Valderez”.

7. AmarElo Prisma

AmarElo Prisma é um podcast do cantor e escritor Emicida, que nasceu do seu disco chamado “AmarElo”. De maneira geral, os conteúdos desse projeto se espalham em diversos formatos nos canais digitais: também estão disponíveis em vídeos no YouTube, imagem e texto nas redes sociais.

Para Emicida, o objetivo do projeto é promover mudanças de comportamento por meio da empatia para garantir o respeito à pluralidade no país. Ele parte de narrativas pessoais para entender problemas com os entrevistados e chegar a soluções coletivas. Nos quatro episódios disponíveis até então, Emicida aborda cada um dos pilares do AmarElo: paz, clareza, coragem e compaixão.

Os principais assuntos do podcast são comportamento, meio ambiente, espiritualidade e questões que envolvem lutas sociais no país.

Com os podcasts sobre educação, não só professores e especialistas, mas também estudantes conseguem se manter atualizados sobre os assuntos que estão em voga na sociedade e em áreas específicas de estudos. Para estudantes de Pedagogia, por exemplo, é uma forma simples de conectar com maior clareza os assuntos à prática da profissão.

Se você gostou das informações que encontrou até aqui, siga a Faculdade Rudolf Steiner nas redes sociais para acompanhar as nossas dicas e novidades. É simples, estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Conheça 7 podcasts sobre educação para te inspirar

Deixe um comentário