Pós em Educação Musical Pós em Educação Musical

Pós em Educação Musical: conheça essa possibilidade!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Redirecionamento na carreira e desenvolvimento profissional são desejos de muitos profissionais no mercado. O motivo para tais aspirações é incontestável: encontrar melhores perspectivas para o futuro e sentir mais satisfação diante da vida. O investimento em si mesmo é importante para atingir esse objetivo. Uma possibilidade vantajosa é fazer uma pós em Educação Musical.

O estudo nessa área aprimora conhecimentos artísticos e torna o profissional mais apto a atuar na educação de crianças e adultos, a partir do próprio desenvolvimento de sensibilidade musical e da autopercepção.

Cultura Musical, Antropologia e Práxis da Educação Musical Waldorf e Prática Musical Pedagógica são alguns dos temas tratados nesse curso. Entenda mais sobre essa possibilidade, no texto a seguir!

Qual é o objetivo de uma pós-graduação em Educação Musical?

A pedagogia Waldorf tem um percurso de 100 anos na área da educação musical. A música está presente, de forma prática, em todas as escolas que seguem esse modelo. Contudo, é importante lembrar que, desde tempos remotos, a educação musical é considerada uma atividade essencial para o desenvolvimento integral do ser humano.

Ser professor da primeira infância e ter desenvolvido sua musicalidade permite oferecer vivências musicais às crianças e, com isso, a oportunidade de um crescimento saudável. Atenção, memória, criatividade, raciocínio lógico, raciocínio linguístico, análise crítica, afetividade, valores espirituais: a música é um recurso para desenvolver todas essas características.

“A educação musical tem uma ação bastante direta em todo o desenvolvimento da motricidade, das capacidades cognitivas e do próprio corpo. É um benefício por toda a vida”, conta Marcelo Petraglia, docente e coordenador do curso Fundamentos em Antropomúsica.

Ele ainda explica: “a educação musical serve para que possamos perceber relações de contexto: ‘o que é a consonância’, ‘o que é a dissonância’. São movimentos que acontecem na música e que aprendemos devido a essa experiência musical. Ela pode ser um caminho de educação e de capacidades sutis do ser humano, principalmente para identificar contextos implícitos nas relações sociais e no mundo, para além das coisas aparentes”.

A pós em Educação Musical Waldorf também tem a missão de apresentar a visão de mundo antroposófica. Quaisquer pessoas que tenham vínculo com a área, sejam educadores musicais ou outros profissionais da música, podem realizá-la. A ideia é preparar professores, ainda que não atuem diretamente em escolas Waldorf.

Não há dúvidas de que a realização com o trabalho acontece quando o profissional consegue encontrar, nesse ambiente, práticas condizentes com os seus próprios valores. A pós contribui para o alcance de mais satisfação profissional.

Enfim, podemos dizer que o curso da pós-graduação oferece benefícios ao educando, para que possa não apenas colocar seus conhecimentos em prática, no seu trabalho, mas também contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.

Qual é a habilitação do pós-graduado em Educação Musical?

O pós-graduado recebe o grau de especialização, mais especificamente: “Especialista em Educação Musical Waldorf”. Contudo, também podemos falar em um desenvolvimento no âmbito pessoal, já que a Educação Musical propõe uma análise a respeito da própria prática educacional, ajudando a formar educadores mais criativos e reflexivos.

“Em primeiro lugar, essa formação que estamos propondo é que cada um reflita sobre sua própria relação com a música. A ideia é usar a experiência de cada um como base do próprio desenvolvimento e propor um processo de ressignificação”, conta Marcelo.

A partir disso, o profissional também se torna mais capacitado para atuar de forma diferenciada, em sintonia com o desenvolvimento humano em sua dimensão constitucional física, anímica e espiritual. Com o curso, o educador musical se torna mais capaz de entender fenomenologicamente os elementos e processos musicais, além de estar mais atento ao caminho do desenvolvimento humano em suas diversas facetas.

Quais são as principais possibilidades de atuação dessa área?

Marcelo conta que o foco principal é a sala de aula, em especial o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Contudo, não há impedimentos de aplicar os conhecimentos adquiridos em outros contextos, como educação de adultos, trabalho com crianças pequenas, projetos sociais, estudos em comunidades, dinâmicas em empresas ou no coral do bairro.

Não existem restrições, pois o ganho de sensibilidade, a partir do curso, permitirá ao profissional o desenvolvimento de uma prática peculiar, em qualquer contexto de atuação.

Como funciona a pós em Educação Musical da Faculdade Rudolf Steiner?

O curso em Educação Musical da Faculdade Rudolf Steiner oferece uma transformação pessoal e profissional. Há discussões, conhecimentos aprofundados, práticas e vivências. O objetivo central é a preparação para atuar a partir da pedagogia Waldorf.

Ao longo do percurso acadêmico, o educando adquire uma visão do ser humano ampliada pela antroposofia, além de aperfeiçoar suas capacidades musicais e criativas. Também serão tratadas questões metodológicas, aspectos profundos do desenvolvimento infantil, especificidades do uso de instrumentos musicais na Pedagogia, repertório musical, entre outros assuntos.

O curso ainda exige um mínimo de 50 horas em estágio, além da apresentação do TCC no final. Tem duração de 15 meses, com um total de 368 horas, no formato presencial.

Atenção aos pré-requisitos

Para fazer essa especialização, Marcelo alerta sobre a necessidade de realizar, antes, o curso de extensão “Fundamentos Antropomúsica”. Ele tem duração de 1 ano e é um pré-requisito para essa e outras pós-graduações na área de música da FRS.

No curso “Fundamentos Antropomúsica”, o educando vai trabalhar a ressignificação do fazer musical, a relação entre a música e o ser humano, os processos históricos e criativos, além de um aprofundamento da visão sobre os elementos da música.

Além disso, é preciso ter:

  • graduação em alguma área de conhecimento, não necessariamente Pedagogia;
  • idade mínima de 21 anos no início da pós;
  • domínio de, pelo menos, 1 instrumento musical;
  • voz afinada e saudável.

Ter a oportunidade de trabalhar em escolas nas quais se busca atuar de forma mais humanizada torna-se mais fácil quando investimos em um desenvolvimento profissional e pessoal. O curso precisa ser coerente com nossa forma de ver o mundo e nos inspirar em nossa missão pedagógica. A pós em Educação Musical da Faculdade Rudolf Steiner tem todos esses atributos a oferecer.

Se você tem interesse em traçar um caminho que traga mais satisfação e se desenvolver ainda mais na Pedagogia Waldorf, preencha nosso formulário e reserve sua vaga para a próxima turma!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário