Conheça o novo curso de pós graduação em psicopedagogia da FRS Conheça o novo curso de pós graduação em psicopedagogia da FRS

Conheça o novo curso de pós graduação em psicopedagogia da FRS

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A função do professor é fundamental para o desenvolvimento da criança. Na educação, ele contribui para o processo de transformação social, servindo como espelho para que o aluno aprenda e encontre seu papel no mundo.

Por ser grande a importância de ser professor, é de responsabilidade dele procurar meios de investir em seu próprio autodesenvolvimento e, assim, estar mais preparado para se doar na sala de aula.

Uma pós-graduação em Psicopedagogia é um caminho para esse propósito e, como a Faculdade Rudolf Steiner está com um novo curso, aproveitamos para conversar com Elizabete Flory, coordenadora dessa pós-graduação, que nos contou alguns detalhes dela. Confira!

Entenda por que investir na Psicopedagogia

Que tal unir conhecimentos sobre Psicologia e Pedagogia, para contribuir com o desenvolvimento das crianças e estimular um aprendizado saudável?

Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem são multicausais (de origem emocional, física, neurológica e social), e isso explica a razão de a Psicopedagogia reunir tantas disciplinas. Ela conecta conhecimentos sobre neurologia, antropologia, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, além de outros fundamentos importantes sobre o contexto infantil.

O objetivo no campo de atuação é auxiliar alunos com dificuldades na aquisição e na compreensão do conteúdo, exercendo, assim, um elo importante para o contínuo desenvolvimento no contexto escolar.

Segundo Elizabete Flory, a atuação do psicopedagogo é ampla e significativa. “O profissional pode trabalhar em um contexto clínico, prestando atendimento individual a pessoas com dificuldade de aprendizagem. Ele realiza avaliações e intervenções, processos nos quais poderá conhecer melhor os potenciais e as dificuldades individuais, descobrindo os aspectos que precisarão ser desenvolvidos”.

Outra atuação do profissional, segundo a coordenadora, se dá em contextos institucionais, como em escolas, hospitais e empresas. “Por exemplo, ele pode trabalhar, preventivamente, propondo atividades individuais ou em grupo, que previnam o aparecimento de certas dificuldades de aprendizagem, ou dando suporte para professores e coordenação”, explica.

Conheça a pós-graduação em Psicopedagogia da Rudolf Steiner

A Faculdade Rudolf Steiner está com processo seletivo para a turma de 2021. Os pré-requisitos são ter uma graduação (que pode ser em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, ou áreas afins) e contar com idade mínima de 21 anos. O curso tem duração de 24 meses, sendo composto por 720 horas-aula, e dá a titulação de especialista em Psicopedagogia.

Quem são os professores?

“Os docentes do curso são professores da casa, além de profissionais parceiros e outros convidados pela Faculdade Rudolf Steiner, com profundo conhecimento em Antroposofia ou em Psicopedagogia”, conta Elizabete.

O que se aprenderá?

O curso une conhecimentos de Pedagogia e Psicologia do Desenvolvimento. O aluno tem contato com a Pedagogia clássica, com a Pedagogia Waldorf (que propicia a visão do ser humano na Antroposofia) e com a perspectiva Piagetiana, que fundamenta o desenvolvimento e a inteligência na criança. Vivências reflexivas e práticas também estão na matriz curricular do curso, ajudando a embasar essas teorias.

“O aluno, ainda, poderá se situar em relação às contribuições da psicanálise e da neurociência. Além disso, terá contato com o trabalho do psicopedagogo clínico e o institucional, no processo de alfabetização e de didática em matemática”, ressalta Elizabete.

O curso também fornecerá oportunidades para a realização de atendimento psicopedagógico supervisionado e levará o aluno a passar por atividades artísticas, que ajudam no autodesenvolvimento profissional e pessoal. É uma formação sólida e multifacetada, que o transforma em um psicopedagogo bem capacitado a lidar com os desafios da profissão.

Quais são os diferenciais que a Faculdade Rudolf Steiner oferece?

A Faculdade Rudolf Steiner tem como missão proporcionar uma formação integral: cultural, estética, teórica e prática. A inspiração na Antroposofia propicia ainda mais riqueza ao desenvolvimento do aluno ao longo do curso.

A pós-graduação em Psicopedagogia da FRS se baseia na visão do ser humano integral, que cultiva o pensar, o sentir e o querer, alicerces da Pedagogia Waldorf, além de trazer fortes referências da Psicopedagogia clássica.

“O curso entrega grande valor ao autodesenvolvimento e à autoeducação do profissional em formação, que se expressa em diferentes disciplinas e passa por diversas experiências no campo das expressões artísticas e vivenciais, processos esses que se transformam em recursos para o trabalho psicopedagógico”, explica Elizabete.

Com o conhecimento de Pedagogia Waldorf, que é uma das disciplinas da matriz curricular, o aluno obterá uma grande aprendizagem, para que contribua com o processo de crescimento e maturidade da criança.

Elizabete elenca o ensino da Antroposofia como um dos diferenciais do curso, o que dá ao profissional um artifício para fazer a diferença na sala de aula. “Toda a pressa no desenvolvimento, a falta do brincar livremente, a precocidade e o excesso do uso de telas na infância, por exemplo, encontram um contraponto na Pedagogia Waldorf, dando conjunturas mais saudáveis para as crianças, como expressões artísticas, o contato com a natureza, trabalhos manuais e narrativas”.

A importância de investir na pós-graduação em Psicopedagogia

Uma dificuldade de aprendizagem, como a advinda do TDAH, pode impactar negativamente a vida da criança. Além da lacuna de conhecimento que, geralmente, influencia outras áreas, a vivência continuada com a frustração favorece o desenvolvimento de uma autoimagem negativa, impactando o desenvolvimento de suas próprias potencialidades, o que pode culminar em desajustes nos relacionamentos sociais ou problemas mais sérios.

“Auxiliar uma pessoa na superação de dificuldades de aprendizagem, seja focando em um problema específico, seja apoiando sua personalidade, é uma forma de influenciar seu desenvolvimento e seu futuro”, opina a coordenadora do curso.

A atuação do pedagogo é uma das mais importantes na vida da criança, e unir o conhecimento já adquirido da graduação com o da Psicopedagogia fará do profissional alguém mais competente e influente na transformação de vidas.

Em modelos tradicionais de ensino na escola, muito se cobra do sucesso da criança, o que pode colocá-la em um contexto injusto, devido a uma condição que foge do seu controle. No entanto, um educador com conhecimento adequado saberá como proceder, tornando o processo de aprendizagem mais rico, benéfico e saudável. A pós-graduação em Psicopedagogia é, além do investimento no próprio desenvolvimento profissional, a possibilidade de melhorar a educação no país.

Gostou de ficar por dentro do curso? Caso precise mais informações ou tenha ficado dúvidas, entre em contato!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça o novo curso de pós graduação em psicopedagogia da FRS

Deixe um comentário