Qual o caminho para se tornar um professor Waldorf? Qual o caminho para se tornar um professor Waldorf?

Qual o caminho para se tornar um professor Waldorf?

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Todo profissional da educação sabe que a sua atuação não se resume a transmitir um assunto. Ser professor é ter a certeza de que todos os dias pode mudar a vida de alguém: é acreditar, no final das contas, no potencial do ensino humanizado. É a partir dessa compreensão que se abrem as portas para se tornar um professor Waldorf.

Segundo dados da Federação das escolas Waldorf no Brasil (FEWB), a tendência para os próximos anos é de crescimento do número de instituições que trabalham com a Pedagogia Waldorf. Apenas entre 2010 e 2019, a média em relação à abertura dessas escolas no Brasil chegou a 13 novas instituições por ano.

Com mais escolas que utilizam a abordagem Waldorf no país, cresce também a procura por pedagogos especializados na área. Sabendo da urgência de discutir esse assunto, reunimos neste post tudo que você precisa saber para se tornar um professor Waldorf. Mas, antes, vamos começar pelo básico e entender do que se trata essa abordagem.

O que é a Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem com uma visão ampla da educação e do ser humano, que valoriza os inúmeros aspectos envolvidos nas relações de ensino e aprendizado, tanto na dimensão intelectual quanto emocional e física. O propósito é formar indivíduos com base no respeito ao seu desenvolvimento e às particularidades da sua faixa etária.

Entende-se que, dessa maneira, é possível oferecer as bases para que crianças e jovens descubram seus potenciais, superem seus desafios e encontrem os caminhos que deem sentido a suas vidas. Esse é o resultado de uma aprendizagem que valoriza não apenas o intelecto, mas as emoções e sensações que acompanham a experiência do aprender.

Uma escola Waldorf conduz seu processo de ensino com base na Antroposofia, filosofia criada pelo austríaco Rudolf Steiner que propõe uma forma de pensar o ser humano como um ser livre e responsável por suas ações.

Portanto, o propósito dos profissionais que atuam em uma escola Waldorf é preparar os indivíduos interessados e aptos a assumir as responsabilidades da vida adulta, com a motivação para o aprendizado contínuo, e fazê-los compreender a importância de zelar pela sua liberdade e deixar uma contribuição no mundo.

Como se tornar um professor Waldorf?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Pedagogia Waldorf, pode perceber a importância de formar professores para uma abordagem tão específica. É com a qualificação necessária que o profissional consegue ter os instrumentos para lidar com as crianças e os jovens nas práticas pedagógicas.

Nesse sentido, o primeiro requisito para atuar como professor Waldorf é o diploma de graduação em Pedagogia, em qualquer instituição de ensino superior cujo curso seja reconhecido pelo MEC.

O segundo requisito mais importante é a especialização em Pedagogia Waldorf. Na Faculdade Rudolf Steiner (FRS), antes de investir nas especializações em Educação Infantil e Ensino Fundamental, o docente precisa passar pelo curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, com duração de 1 ano.

Após a conclusão desse curso, pode-se optar pelas especializações para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Entenda como elas funcionam logo abaixo.

Especialização em Educação Infantil

Na primeira etapa da educação básica, as práticas pedagógicas visam oferecer à criança um desenvolvimento integral, que contemple seus aspectos físicos, psicológicos e sociais. O desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio na vida adulta. É a partir dessa perspectiva que o profissional especializado na Educação Infantil deve atuar.

Na Pedagogia Waldorf, essa etapa da educação básica abrange o período de 0 a 7 anos, pois se entende que, nos primeiros sete anos de vida, é fundamental que a criança receba uma educação que valorize o brincar livre. É um cuidado que permite a ela se apropriar do seu corpo ao redor de uma atmosfera de acolhimento, aconchego e segurança.

Na FRS, o curso de especialização em Educação Infantil, com duração de 2 anos, tem o objetivo de formar professores para trabalhar com crianças de 0 a 7 anos, com base na Pedagogia Waldorf.

Especialização em Ensino Fundamental

Na segunda etapa da educação básica, a escola deve assegurar à criança o acesso a conhecimentos e elementos culturais fundamentais para a vida em sociedade, assim como o desenvolvimento das diversas formas de expressão.A formação do professor para o Ensino Fundamental visa convidá-lo a desenvolver seu repertório intelectual e artístico, uma vez que sua tarefa será envolver conteúdos ministrados de alegria, cultura e arte.

Na Pedagogia Waldorf, as práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental se apoiam em uma visão de ser humano ampliada pela Antroposofia e visam orientar o ensino de acordo com as particularidades da faixa etária dos alunos.

Na FRS, o curso de especialização em Ensino Fundamental, com duração de 2 anos, visa formar professores com uma atuação livre, flexiva e criativa, baseada nos princípios da Pedagogia Waldorf.

Especialização em Ensino Médio

Na terceira etapa da educação básica, os professores trabalham com práticas pedagógicas que visam oferecer ao jovem a possibilidade de exercitar suas aptidões, desenvolver o julgamento e buscar o autoconhecimento para dar continuidade à vida estudantil e ingressar no mundo do trabalho.

Na FRS, o curso de especialização em Ensino Médio, com duração de 2 anos, oferece ao professor instrumentos para auxiliar os alunos na consolidação de conhecimentos e aprimoramento da educação como ser humano, a partir das bases da Pedagogia Waldorf.

Além das especializações para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o profissional de educação interessado na formação oferecida pela Faculdade Rudolf Steiner tem a possibilidade de fazer o curso de pós-graduação em Artes na Pedagogia Waldorf (2 anos), curso de extensão Fundamentos Antropomúsica (10 meses) e curso de especialização em Psicopedagogia (24 meses).

O que é necessário para além da formação profissional?

No processo de formação do professor Waldorf, os requisitos relacionados à atuação profissional, como a graduação e o curso de especialização, devem ser trabalhados de maneira conjunta à construção de uma formação social e cultural.

O interesse pelas artes, além de abrir um leque de práticas pedagógicas em sala de aula, é uma característica que permite ao profissional da educação cultivar o autoconhecimento, um cuidado que faz parte do trabalho de quem atua na formação educacional.

Agora que você chegou ao final do post, conhece o que é necessário para se tornar um professor Waldorf. Como vimos, é um caminho que envolve tanto a construção de uma formação profissional quanto um processo de autodesenvolvimento constante para atuar nas escolas com os alunos.

A Faculdade Rudolf Steiner é uma instituição de ensino que oferece a chance de o pedagogo permanecer atento às tendências da educação e às melhores práticas para a formação dos alunos. Se você chegou até aqui e procura mais detalhes dos nossos cursos, acesse o site da FRS e entre em contato conosco. Esperamos por sua mensagem!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário