rotina de estudos rotina de estudos

Entenda como criar uma rotina de estudos eficiente

6 minutos para ler

Manter uma rotina de estudos é importante para conseguir absorver todo o conteúdo apresentado em sala de aula. Compreender os temas não é importante apenas para passar no vestibular, pois o conhecimento é imprescindível para se formar como cidadão e ter sucesso no mercado de trabalho e na vida.

Diante de tantas matérias todos os dias, muitos jovens se perguntam: “como dar conta de estudar tudo isso”? Esse também é o seu caso? Não se preocupe tanto, pois hoje trouxemos dicas importantes que vão ajudar você a se organizar melhor para compreender ao máximo os conteúdos. Vamos lá?

A importância de criar uma rotina de estudos

Criar uma rotina de estudos vai deixar o dia a dia do aluno mais fácil e produtivo. Assim, você evita distrações com a televisão, o celular ou conversas paralelas e mantém o foco nas suas atividades principais.

Para conseguir compreender e assimilar tantos temas diferentes apresentados em sala de aula, é preciso ter uma dedicação constante às revisões dos conteúdos, bem como à realização dos exercícios. E isso só acontece se você transformar o estudo em um hábito.

Além do mais, ao criar uma rotina de estudos, será possível identificar quais assuntos você tem mais facilidade e quais demandam uma dedicação maior de tempo de estudo. Nesse caso, será mais fácil de procurar explicações complementares na internet ou, até mesmo, organizar um grupo de estudos no colégio.

Essa organização para estudar os assuntos apresentados em sala de aula também ajuda na concentração e foco nos momentos mais importantes. Vale lembrar que, para absorver tanto ensinamento, seu cérebro precisa de tempo e repetição, ou seja, o mesmo tema precisa ser revisitado várias vezes e não apenas um dia antes de uma prova. Por isso, ressaltamos a importância da rotina de estudos.

7 melhores dicas para criar uma rotina de estudos eficiente

Se você chegou até aqui, é porque está interessado em criar a melhor rotina para aprender, certo? Veja as dicas que separamos.

1. Estabeleça um local para estudar

Crie um espaço na sua casa para se dedicar às horas de estudo. Escolha um lugar mais tranquilo, silencioso e longe de distrações. Se você tiver um quarto especial só para estudos, está ótimo. Caso contrário, escolha um cantinho da casa com menos circulação de pessoas e já deixe os seus materiais organizados ali.

São necessárias apenas uma mesa, uma cadeira confortável e uma iluminação adequada para conseguir se dedicar algumas horas ao estudo. Ter um local próprio para essa atividade vai ajudar você a se concentrar melhor no aprendizado.

Caso você não tenha um espaço adequado em casa para criar essa rotina, a sugestão é se dirigir a uma biblioteca pública ou à de sua escola.

2. Monte um cronograma de estudos

Depois de escolher o melhor lugar para estudar é o momento de criar o seu cronograma. Estabeleça qual será seu tempo dedicado ao aprendizado, com horário de início ao fim.

Também é recomendado criar uma lista das disciplinas que serão estudadas em cada dia da semana para que você consiga rever todos os conteúdos vistos em sala de aula. Por exemplo: se sua aula ocorre no período da manhã e você tem disciplinas de Português, Matemática, Biologia e Química em determinado dia, pode colocar as mesmas matérias no seu plano de estudos no período da tarde. Assim, você já faz a revisão dos temas e os exercícios.

3. Tenha ao alcance todos os materiais necessários

Mantenha todos os materiais que precisa para estudar próximos a você. Isso evita idas e vindas dentro de casa que podem causar distrações e perda de tempo. Também é recomendável manter o celular longe enquanto está estudando. Lembre-se de que, se você criou um cronograma específico, terá tempo para dar uma espiadinha no celular nos momentos de intervalo. Então, não precisa se distrair enquanto estuda.

4. Reduza ou elimine as distrações

Como já foi comentado acima, evite manter o celular por perto para evitar distrações. Isso também vale para a televisão (que deve estar desligada), o computador (que só deve ser usado para o estudo) e as conversas paralelas. Portanto, se achar necessário, avise a família e os amigos que estará estudando nas próximas horas e só mais tarde poderá conversar. Combinado?

5. Saiba estabelecer pausas

Já demonstramos no exemplo de cronograma de estudos que é importante criar algumas pausas durante o dia. O cérebro só consegue se concentrar até 50 ou 60 minutos — depois a pessoa começa a perder o foco. Por isso, o mais indicado é criar pequenas pausas durante o dia para tomar um café, ir ao banheiro, fazer alguma atividade física ou olhar o celular.

Essa é uma forma de criar um descanso para as áreas do cérebro que estavam em atividade, relaxar e ficar pronto para reiniciar os estudos. Se tiver dificuldade para controlar esse tempo, é só colocar alertas no celular e respeitar esses lembretes.

6. Pratique atividade física

É muito comum que os estudantes do Ensino Médio se dediquem tanto ao estudo para aprender todas as disciplinas que acabam deixando a atividade física de lado. E esse é um grande erro que compromete o rendimento escolar e a capacidade de aprendizado.

Fazer atividade física ajuda você a ter mais disposição no dia a dia, a dormir melhor e a reter o conhecimento. Os exercícios melhoram a oxigenação do cérebro e também contribuem para reduzir o estresse.

Um estudo relatado na revista científica Current Biology mostrou que o mais indicado é praticar exercícios 4 horas depois do aprendizado. Você pode fazer coisas simples como uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta ou fazer polichinelos e abdominais. O importante é não ficar parado!

7. Descanse o suficiente

A última dica (mas não menos importante) está relacionada ao seu descanso. Procure estabelecer horários fixos para dormir e tenha boas noites de sono (em média, 8 horas por dia é suficiente). Isso vai ajudar a reter os conteúdos estudados e também vai dar mais disposição para seguir com a rotina e revisar todas as matérias.

Pronto! Agora você já sabe como criar uma rotina de estudos eficiente para aprender tudo que precisa para ter melhores oportunidades no futuro. Afinal, é possível se transformar com a educação.

E aí, que tal colocar essas dicas em prática? Aproveite também para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros amigos que estão passando pela mesma situação!

Posts relacionados

Deixe um comentário