trabalho voluntário trabalho voluntário

Por que o trabalho voluntário é importante para a formação?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Existem diversas maneiras de adquirir experiência em sua área de atuação durante a graduação. Além do estágio, você também pode optar pelo trabalho voluntário, uma opção que traz muitos benefícios para a vida pessoal e para a carreira e que propicia uma grande transformação social.

Em termos simples, esse tipo de trabalho é aquele feito por um indivíduo que, agindo por vontade própria, realiza uma ação não remunerada para ajudar outras pessoas. Ele é muito indicado para estudantes que desejam contribuir com a sociedade enquanto se preparam para o mercado profissional.

Se você deseja entender por que o trabalho voluntário é tão importante para a formação, não perca o nosso post. Boa leitura!

Benefícios do voluntariado para a carreira

O trabalho voluntário pode proporcionar diversos benefícios para a carreira do estudante. Confira, a seguir, quais são eles.

Experiência

Muitas vezes, o universitário tem dificuldades para conseguir o primeiro estágio, principalmente se não é experiente na área. O trabalho voluntário pode auxiliar no ganho de experiência e ser valorizado pelo mercado.

Isso porque empresas globais veem com bons olhos as pessoas que realizaram uma ação nesse sentido. Além disso, é uma maneira de mostrar que você pode se envolver profundamente em causas sociais e não hesitou na busca de uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu durante a faculdade.

Networking

Outro ponto positivo que pode ajudar você a realizar um trabalho voluntário é a possibilidade de fazer networking, já que você entrará em contato com várias pessoas e terá a oportunidade de demonstrar sua capacidade.

Muitos indivíduos valorizam o contato e a decisão de ajudar o próximo sem receber nada em troca. Assim, aproveite a chance para aprimorar as suas capacidades de comunicação e de manter uma boa relação com as pessoas.

Vivência da realidade profissional

Muitos graduandos que estão terminando a faculdade devem pensar em procurar um trabalho voluntário. Isso porque, durante esse ato, você pode encontrar um trabalho dentro da sua área de atuação.

Em geral, os trabalhos voluntários são organizados em setores de formação e interesse. Por exemplo, se você cursa Pedagogia, em que gostar de crianças é fundamental, é muito provável que encontre uma oportunidade de trabalho voluntário com esse direcionamento.

Aprimoramento de habilidades

Por meio de um trabalho voluntário, é possível perceber quais habilidades você precisa aprimorar para se tornar um grande profissional e se capacitar para os desafios que a vida trará.

Um exemplo são as habilidades socioemocionais, em que a pessoa aprende a gerenciar melhor as situações do dia a dia e a proporcionar resultados para o local no qual atua. Isso é importante para o futuro pedagogo, já que ele poderá compreender as dificuldades dos alunos e terá criatividade para realizar projetos diferenciados.

Ao ser um voluntário, você pode ter aptidão para lidar com desafios, entender os próprios sentimentos e ter habilidade para dialogar com os outros, proporcionando muitos benefícios para a carreira.

Benefícios para o desenvolvimento pessoal

Além das vantagens para a carreira, fazer um trabalho voluntário também pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal. Acompanhe!

Ampliação do conhecimento cultural

Como consequência do networking e das atividades feitas, o trabalho voluntário possibilita que você entre em contato com várias culturas e pessoas. Até o Ensino Médio, é comum que o aluno fique acostumado a conviver apenas com o círculo social do seu entorno, com as mesmas ideias e pensamentos.

No entanto, isso pode mudar muito com a entrada em uma faculdade e com a possibilidade de participar de uma ação voluntária. Nela, você lidará com uma realidade diferente da sua. Essa é uma experiência que amplia o horizonte e mostra a necessidade de melhorar o mundo.

Um exemplo de trabalho voluntário bem-sucedido e que ampliou o conhecimento cultural dos voluntários foi o Projeto Rondon, que contribuiu para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável de uma comunidade pouco assistida.

O projeto priorizou a formação de multiplicadores de conhecimento entre lideranças locais, professores, agentes públicos e produtores. Assim, permitiu que as ações tivessem um efeito duradouro, favorecendo a população.

Com relação aos voluntários, a participação nesse projeto possibilitou intensificar o sentimento de responsabilidade coletiva e social, despertou o sentimento de defesa dos interesses nacionais e desenvolveu a cidadania, o que proporcionou o conhecimento da realidade brasileira.

Expansão da visão de mundo

A experiência com voluntariado também pode expandir a visão de mundo. Na vida profissional, o impacto também é muito benéfico, pois tira parte do peso das escolhas. Quando a pessoa tem uma visão de mundo ampla e entende o que os outros passam, ela se torna mais tolerante, fazendo com que a convivência se torne mais fácil.

Busca pelo propósito de vida

Quando você percebe a diferença que faz na vida de alguém, isso o transforma pessoalmente. Não existe prazer maior do que colher os frutos de um trabalho dedicado e bem-feito. Em um trabalho voluntário, quanto maior o esforço, mais se tem retorno.

Esse serviço também auxilia a desenvolver a empatia em relação à situação do próximo. Você perceberá como um simples gesto pode ser suficiente para melhorar a realidade de alguém.

Desenvolvimento de senso de confiança e comprometimento

Ser voluntário é um exercício de constante comprometimento. Quando as pessoas realizam o trabalho voluntário e tentam priorizá-lo em relação às outras atividades do cotidiano, é possível perceber o quanto estão dispostas a se comprometer com uma causa para que os objetivos sejam alcançados.

Como vimos, o trabalho voluntário é muito importante, já que contribui tanto para a carreira quanto para o desenvolvimento pessoal. Por isso, é relevante dar preferência a esse tipo de trabalho durante a graduação e procurar oferecer sempre o seu melhor. Além disso, lembre-se de optar por uma faculdade de qualidade e reconhecida, que valoriza a formação de professores, como aqui na Faculdade Rudolf Steiner.

Gostou deste post e ficou interessado? Então, não deixe de conhecer o nosso curso de Pedagogia!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário