Conheça os porquês dos trabalhos manuais na pedagogia Waldorf

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Diferentemente do modelo tradicional, a Pedagogia Waldorf defende uma educação integradora. Ela não promove apenas a transmissão de conteúdos, mas, sobretudo, propicia o ensino de habilidades sociais, emocionais e motoras. Os trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf servem como ferramentas para o professor contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

Conversamos com Maria do Carmo Lizarzaburu Abi-Sâmara, coordenadora dos cursos pós-graduação e professora da graduação e da pós na Faculdade Rudolf Steiner. Ela nos trouxe sua visão sobre o uso dos trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf. Acompanhe o texto!

Quais são os porquês dos trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf?

Influenciado pela mentalidade da época — que se preocupava com a beleza, a estética e a arte —, Steiner propôs uma disciplina para fazer a união de pluralidades. Segundo Maria do Carmo, a ideia era criar trabalhos bonitos e, também, de muita utilidade. Na Pedagogia Waldorf, os trabalhos manuais apresentam diversas finalidades. Listamos algumas delas a seguir!

Estimula os sentidos e a imaginação

O contato com diversos materiais incentiva o desenvolvimento da imaginação e estimula os sentidos. Os alunos se colocam em posição de criar algo, enquanto trabalham a visão, o tato, o olfato, a audição, o paladar. Isso torna a criatividade mais rica e ajuda, inclusive, a criança a se descobrir melhor no mundo.

A pandemia levou as escolas a reduzirem muitas atividades que contribuíam com esses ganhos. No entanto, Maria do Carmo conta que aquelas que adotaram as atividades de trabalho manual fizeram disso um recurso valioso. Isso foi muito importante, especialmente, pelo fato de as crianças precisarem passar muitas horas no computador.

“As telas são elementos frios. Elas privam as crianças de experiências importantes, como as sensoriais e tridimensionais. Foi interessante, porque os próprios pais estavam preocupados, então, procuraram os professores, que ofereceram trabalhos manuais valiosos. Foram atividades que eles puderam fazer em conjunto com os filhos. Isso foi como um antídoto para a falta de estímulo sensorial”.

Desenvolve capacidades de sentir e de pensar

Os trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf instigam o cérebro a fazer escolhas, encontrar soluções, tomar decisões. Essas habilidades se ampliam para situações externas à escola, ajudando a criança em seu desenvolvimento pessoal. A criança tem mais possibilidade de se fortalecer nas dimensões físico, anímico e espiritual.

Facilita o processo de assimilação do aprendizado

Também é uma forma de o aluno materializar os elementos da sua imaginação. Ao passar para o concreto, ele compreende melhor conceitos artísticos, científicos ou matemáticos.

“Se é uma aula de História do Brasil, podemos demonstrar com fantoche a chegada dos portugueses, por exemplo. Envolver os alunos em atividades além do pensar faz com que o aprendizado aconteça de forma intensa. Temos, ainda, a chance de conquistar aquelas crianças que precisam de outros métodos para aprender, já que nem todo mundo assimila um conceito da mesma forma”, considera a coordenadora dos cursos de pós-graduação.

Propicia experiência social

Trabalhos manuais também são formas de proporcionar experiências no contato com outras crianças e, a partir disso, promover habilidades sociais.

“Para Steiner, era muito importante um professor ou doutor se sentar à mesma mesa que um mecânico e todos poderem conversar. Nesse sentido, o trabalho manual também facilita diálogos, mesmo que entre classes sociais diferentes”, acrescenta Maria do Carmo.

Quais são os benefícios dos trabalhos manuais para as crianças?

São muitos os benefícios trazidos pelos trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf. Alguns dos principais são os seguintes.

Permite o contato com diferentes materiais

Para Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf não é considerada um sistema educacional, mas uma arte que desperta as habilidades da criança. Uma das ferramentas para alcançar esse fim são os trabalhos manuais.

É fazendo e criando que a criança aprende, por isso artesanato, costura, jardinagem, culinária compõem a educação. Músicas, histórias, crochê e a euritmia também integram o currículo, propiciando experiências e aprendizados integrais.

Estimula a participação da família na escola

Muitas atividades podem ser feitas em conjunto com a família. Isso propicia mais diálogo e união em casa. Os pais participam mais da educação dos filhos, fazendo com que se sintam valorizados e se desenvolvam de forma segura e com boa autoestima.

Propicia experiências pedagógicas interdisciplinares

Na escola, os trabalhos manuais podem ser dados em forma de disciplina e, também, usados como ferramenta pedagógica.

“Isso significa que o professor pode fazer uso dessas habilidades manuais para ensinar um conteúdo. Ele pode ir, por exemplo, ao jardim, pegar plantas, fazer coloração e, depois, experimentações que propiciem uma amplitude de aprendizado. O aluno se relaciona com a natureza e aprende sobre química”, esclarece Maria do Carmo.

Como a Faculdade Rudolf Steiner pode ajudar o professor na criação de trabalhos manuais na sala de aula?

Os trabalhos manuais fazem parte de todas as etapas de aprendizagem. Em escolas Waldorf, é bem comum observarmos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Contudo, ele também existe no ensino superior.

“Muito do ambiente proporcionado no ensino infantil, fundamental e médio é mantido. No entanto, também instigamos uma reflexão sobre essas ações e seus significados. Estimulamos a refletir sobre a qualidade de cada técnica, analisar sobre os aprendizados que ela propicia e como cada atividade pode ser usada em sala de aula. Algumas, por exemplo, podem ser mais propícias para turmas com determinada dificuldade“.

A coordenadora e professora também chama a atenção para a importância do educador passar pela prática de cada técnica, antes de aplicá-la na sala de aula, já que a vivência mostrará a ele a realidade.

“É certo que os trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf ampliam as possibilidades do professor e servem como ótimas ferramentas pedagógicas. No entanto, para ele usá-los nas escolas, precisa ter experimentado antes. Um curso de formação de professores é um ótimo lugar para treinar e experimentar novas possibilidades”.

A Faculdade Rudolf Steiner conta com curso de graduação, pós-graduação e extensão, que possibilita ao professor boas experiências com trabalhos manuais na Pedagogia Waldorf. Toda a aprendizagem é intermediada por especialistas na área, que têm toda a bagagem para orientar melhor sobre as diversas atividades.

Tem interesse em saber mais sobre nossos cursos? Se precisar de informações, é só entrar em contato!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Conheça os porquês dos trabalhos manuais na pedagogia Waldorf

Deixe um comentário