Vale a pena fazer Pedagogia Vale a pena fazer Pedagogia

Vale a pena fazer Pedagogia? Entenda

7 minutos para ler

No momento de escolher uma graduação, é normal se perguntar se vale a pena fazer Pedagogia — curso que ocupa uma das primeiras posições na lista com o maior número de matriculados no país, de acordo com dados do Censo da Educação Superior.

Para descobrir se você gosta da carreira, é preciso analisar alguns pontos e, especialmente, entender o que os profissionais da área, de fato, realizam e as áreas em que o pedagogo pode atuar e observar se eles estão de acordo com os seus objetivos profissionais e interesses pessoais.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir os motivos pelos quais vale a pena cursar a licenciatura em Pedagogia, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que faz um profissional de Pedagogia e qual é a sua importância para a sociedade?

O pedagogo tem como função principal promover o processo de educação de crianças e jovens a fim de garantir a formação integral deles. Dessa maneira, o profissional de Pedagogia conta com a oportunidade de proporcionar uma relevante contribuição à sociedade.

Os pedagogos também conseguem contribuir com o desenvolvimento do pensar sobre o mundo por meio de questionamentos, uma vez que o educador amplia o leque de visões e prepara os estudantes para que eles se tornem uma geração cada vez mais consciente.

Além disso, a Pedagogia é um curso social e, por essa razão, faz parte do dia a dia do profissional da área realizar constantemente contato com pais, alunos e outros educadores. Assim, o pedagogo deve sempre prezar pela harmonia entre todos e exercer uma boa convivência.

Dessa maneira, a Pedagogia é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo e, por isso, a área conta com profissões que devem se manter relevantes por muito tempo — cenário contrário ao de algumas profissões que existem atualmente e que, de acordo com a tendência, devem ser extintas em breve.

Por que vale a pena fazer Pedagogia?

Agora que você já sabe o que faz um profissional da área de Pedagogia, vamos apresentar, a seguir, os motivos pelos quais vale a pena cursar a referida graduação. Veja!

Possibilidade de agir contra o preconceito

Um educador qualificado deve sempre cultivar os valores da igualdade e estar aberto às diferenças. Nesse sentido, sua responsabilidade social tem grande valor para acabar com as barreiras de raça, gênero, religiosidade, entre outras formas de preconceito.

Dessa maneira, o papel de um pedagogo é, ainda, formar pessoas autênticas desde os primeiros anos escolares e, com isso, ajudar na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Contribuição para o desenvolvimento social

O profissional da área de Pedagogia entende e vivencia de maneira profunda as relações humanas, colocando em prática em sua rotina os conhecimentos que aprendeu durante a graduação.

Assim, o pedagogo contribui para o desenvolvimento social ao avaliar os processos de aprendizagem de maneira constante, bem como ao criar estratégias para melhorar a relação dos alunos com sua família, educadores etc.

Diversidade de áreas de atuação

Existem diferentes áreas de atuação do pedagogo e, por isso, o mercado de trabalho é melhor do que muitas pessoas pensam e não faltam vagas para os profissionais formados no ramo. Especialmente porque, hoje em dia, as creches precisam obrigatoriamente contratar um profissional da área para poderem funcionar.

Apesar de as regiões do Brasil que, em geral, contam com mais vagas para o profissional de Pedagogia serem Sul e Sudeste, uma vez que são pólos de desenvolvimento tecnológico e científico, há uma grande demanda por profissionais da área em todo o país.

Fazer a diferença na vida das pessoas

Um dos maiores problemas mundiais e, inclusive, do Brasil é a educação de baixa qualidade. Isso porque esse fator tem como consequência uma série de outros problemas, como evasão escolar, falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, discrepância na divisão de renda, entre outros.

Contudo, por meio da educação é possível formar pessoas aptas a mudarem este triste cenário, especialmente o pedagogo. Isso porque esse profissional trabalha com as séries iniciais — Educação Infantil e Ensino Fundamental — que estão em formação e, com isso, é possível participar ativamente da transformação de nosso país.

Em quais áreas o pedagogo pode atuar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a atuação do pedagogo não é limitada à sala de aula. Existe uma vasta gama de possibilidades para o profissional, tanto em ambientes escolares quanto não-escolares. Vamos apresentar, a seguir, mais detalhes!

Professor de séries iniciais

Sem dúvidas, um dos principais caminhos para os profissionais que formam na área da Pedagogia é atuar como professor da educação infantil (pré-escola) e dos primeiros anos do ensino fundamental.

Administração escolar

O pedagogo também pode trabalhar na gestão escolar. Nesse caso, o profissional desempenha as seguintes funções:

  • organização e planejamento de atividades culturais;
  • organização do calendário letivo;
  • desenvolvimento de projetos pedagógicos;
  • coordenação e planejamento de reformas curriculares;
  • coordenação de reuniões e conselhos de classe;
  • promoção de eventos a fim de realizar a integração da escola com os alunos e suas famílias.

Pedagogia Hospitalar

Mais uma possibilidade da atuação do pedagogo é em hospitais. Nesse caso, o profissional é responsável por cuidar da educação das crianças que se encontram internadas, devendo elaborar planos educacionais e atividades que respeitam as limitações de cada paciente.

A Pedagogia Hospitalar tem como objetivo fazer com que as crianças companhem o conteúdo visto na escola, além de realizar um papel importante para que os pacientes se mantenham ocupados. O profissional que atua na área da Pedagogia Hospitalar também pode realizar atendimento domiciliar a crianças doentes.

Orientação educacional

No ramo da orientação educacional o pedagogo trabalha diretamente com alunos e professores a fim de identificar possíveis dificuldades de aprendizagem dos estudantes e orientá-los sobre como facilitar o seu aprendizado.

Já no caso do trabalho com os professores, o orientador educacional deve supervisionar as atividades e realizar um trabalho de orientação sobre organização de conteúdos, maneira de lidar com alunos e elaboração de planos de aula, por exemplo.

Pedagogia Empresarial

Há, ainda, a Pedagogia Empresarial. Nesse caso, o pedagogo é contratado para atuar na gestão de pessoas a fim de gerar alterações no comportamento dos colaboradores, de acordo com a missão da empresa.

Nesse caso, o colaborador pode atuar tanto na coordenação de equipes e desenvolvimentos de projetos que visam a capacitação contínua quanto no treinamento de novos colaboradores para que eles adquiram os conhecimentos necessários para lidar com os procedimentos da empresa.

Agora que você já conhece os motivos pelos quais vale a pena fazer Pedagogia, deve ter percebido que se trata de uma área fundamental para a sociedade e que conta com diferentes possibilidades de atuação. Contudo, lembre-se que para contar com uma formação sólida no ramo, é fundamental realizar uma graduação qualificada.

Se você deseja conhecer uma instituição de ensino de qualidade e que realiza a formação de profissionais inspirada na pedagogia Waldorf, venha conhecer a Faculdade Rudolf Steiner!

Posts relacionados

Um comentário em “Vale a pena fazer Pedagogia? Entenda

Deixe um comentário