vestibular de pedagogia vestibular de pedagogia

Como se preparar para o vestibular de Pedagogia? Entenda aqui!

7 minutos para ler

Organização e muita disciplina são fatores fundamentais para garantir a aprovação no vestibular de Pedagogia. Isso porque estamos falando de um curso disputado, que em todo semestre atrai inúmeras pessoas em busca de uma formação na área de Educação.

Em linhas gerais, o curso de Pedagogia tem o objetivo de formar profissionais que atuem em situações que envolvem aprendizagem, para orientar professores, administrar trabalhos pedagógicos e buscar soluções para melhorar o aprendizado dos alunos. A licenciatura em Pedagogia habilita o profissional para trabalhar como docente no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental. Confira nossas dicas neste post e tire suas dúvidas!

Como se preparar para o vestibular de Pedagogia?

A preparação para o vestibular envolve algumas etapas indispensáveis para otimizar o tempo de estudo e aprender todos os assuntos. Vamos, a seguir, explicar o que você precisa para conseguir bons resultados.

Crie uma rotina de estudo

O primeiro passo é criar uma rotina de estudo, com horários definidos para evitar as distrações e se dedicar unicamente à preparação para o vestibular. Essa rotina vai variar de acordo com a realidade de cada estudante, por isso é importante fazer esse planejamento.

Não deixe para estudar apenas quando achar necessário ou tiver vontade. Mesmo que você tenha uma boa bagagem do ensino médio, faça uma mínima organização para manter a regularidade nos estudos.

Defina o período do dia que gera maior concentração e entenda como conciliar os horários dos estudos com outros compromissos do dia. Criar uma rotina vai fazer com que o ato de estudar se torne um hábito com o passar do tempo, deixando de ser uma atividade exaustiva ou desanimadora.

Elabore um cronograma de estudos

O cronograma de estudos será o guia por meio do qual você organizará todas os seus estudos da semana. Depois de definir os horários livres para se dedicar à preparação para o vestibular, chega a hora de preencher esses espaços com as disciplinas estudadas em cada dia. Para isso, você precisará consultar o edital do vestibular.

Nesse documento, além de todas as normas que regem o processo seletivo para as vagas no ensino superior, você encontrará os assuntos exigidos nas avaliações. É normal que o processo tenha mais de uma etapa, por isso busque informações sobre a etapa teórica, momento em que os candidatos precisam demonstrar seus conhecimentos nas disciplinas tradicionais.

O processo avaliativo pode considerar pesos diferentes para cada matéria. Nesse caso, as matérias mais importantes para o seu curso devem ter maior presença no cronograma de estudos.

Prepare um espaço da casa para estudar

Certifique-se de que há um canto da casa dedicado para os estudos, seja no quarto, seja em um cômodo separado. O importante é que você tenha um espaço onde possa reunir cadernos, canetas e outros materiais. Assim, não se corre o risco de perder tempo procurando itens espalhados pela casa.

É fundamental que esse espaço seja bem iluminado e arejado, o que deixará tudo confortável para garantir a sua concentração. No entanto, muito cuidado para não deixar o espaço confortável demais. Uma baixa iluminação, por exemplo, pode provocar sono e prejudicar a sua produtividade.

Por essa razão, também é importante ter, pelo menos, uma cadeira cômoda e uma mesa, além de um equipamento com acesso à internet para fazer buscas, tirar dúvidas e consultar as informações do processo de seleção.

Faça materiais de revisão

Fazer os próprios materiais de revisão ao longo dos estudos é uma ótima estratégia para manter assuntos importantes frescos na mente. Esses materiais incluem, por exemplo, resumos, fichamentos e mapas mentais.

Evite usar materiais já prontos encontrados na internet, pois refletem a maneira como outras pessoas entenderam determinado assunto, e não você. Por isso, é importante fazer as próprias marcações durante as leituras e destacar nos materiais de revisão o que lhe parece mais pertinente.

Não se esqueça do descanso

Mesmo que dure pouco tempo, a preparação para um vestibular pode ser uma tarefa cansativa, principalmente quando é necessário conciliá-la com outros compromissos. Infelizmente, é comum que muitos estudantes comecem os estudos com toda a energia e aos poucos deixem de cumprir o plano de estudos, até pararem por completo.

Isso pode acontecer com estudantes que criam rotinas muito pesadas, mas que naturalmente ficam exaustos em poucas semanas de estudos. O “segredo” é saber equilibrar desde o início os momentos de estudos e lazer. Portanto, não perca noites de sono por conta dos estudos e invista em hobbies que deixam a sua vida mais leve.

Quais são as matérias que devemos estudar para o vestibular de Pedagogia?

O curso superior de Pedagogia se situa na área de Educação, ao permitir que os alunos estudem ao longo dos anos de formação disciplinas como Métodos de Alfabetização, Psicologia Geral e Sociologia da Educação.

No entanto, no processo seletivo para o vestibular de Pedagogia, o aluno precisa estudar as principais matérias cobradas no ensino médio, como as seguintes:

  • Português;
  • Redação;
  • Sociologia;
  • Matemática;
  • Filosofia.

Vale lembrar que as provas objetivas do vestibular podem dar mais foco a determinados assuntos de acordo com a área de cada curso superior. Por exemplo, para saber se as disciplinas de Ciências Humanas são mais importantes na avaliação para o vestibular de Pedagogia, é preciso consultar essa informação no edital do processo seletivo.

Quais são os diferenciais da Faculdade Rudolf Steiner?

Quem vai fazer o vestibular de Pedagogia precisa conhecer os diferenciais da Faculdade Rudolf Steiner (FRS) e do seu processo seletivo para 2021. Veja quais são a seguir.

Etapas do processo seletivo on-line

O processo seletivo da FRS será on-line e dividido em 5 etapas:

  • etapa de credenciamento;
  • etapa de boas-vindas, orientações gerais e divisão dos grupos;
  • etapa da atividade de autoapresentação;
  • etapa da atividade criativa;
  • etapa da atividade teórica.

O credenciamento no ambiente virtual do processo seletivo é obrigatório, viabilizando a participação do candidato nas outras etapas. A câmera e o microfone serão usados para verificar a autenticidade do candidato. Todas as etapas do processo devem ser realizadas sem consulta ou ajuda de terceiros.

Além de realizar um processo seletivo on-line, a FRS apresenta etapas diferenciadas no processo de seleção, como a etapa 4, oferecendo mais uma chance de o candidato agregar pontos para sua aprovação.

Qualidade de ensino

O futuro profissional conhece, entre outros assuntos, as diversas teorias pedagógicas contemporâneas, como a Pedagogia Waldorf, tanto na sua fundamentação teórica quanto seus ensinamentos em sala de aula. O curso de Pedagogia da FRS tem nota 5 (máxima) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Grade curricular do curso equilibrada

A grade curricular do curso de Pedagogia na FRS é organizada a partir de três eixos formativos:

  • eixo da formação cultural;
  • eixo da formação pedagógica;
  • eixo da formação artística e social.

A distribuição das disciplinas favorece tanto as atividades práticas quanto as de cunho teórico-reflexivo.

Esperamos que nossas dicas ajudem na sua preparação para o vestibular de Pedagogia. Como vimos, o vestibular para esse curso exige o foco em alguns assuntos, além de muita disciplina para conseguir seguir uma rotina de estudos. Portanto, prepare-se para o processo seletivo da FRS e realize o sonho de ingressar no ensino superior.

Já conhecia a Faculdade Rudolf Steiner? Para saber mais detalhes de nossos cursos acesse nosso site e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário